A historia do voo comercial começou em 1914 e tem se modificado ao longo do tempo com o surgimento de novas companhias aéreas, inovações, companhias de baixo custo e aumento de segurança. Este texto apresenta algumas destas fases. Boa leitura.
O PRIMEIRO VOO COMERCIAL
Em 1914, o primeiro trajeto aéreo de passageiros ocorreu em um aeroplano pilotado por Tony Jannus, que saiu da Florida e aterrissou em Tampa, percorrendo cerca de 17 milhas de distância. O serviço ocorreu por apenas quatro meses, mas estimulou o interesse daqueles que queriam uma novidade no setor aéreo.
UMA NOVA ERA DA AVIAÇÃO
Após a década de 1920, várias novas empresas aéreas se estabeleceram, sendo que algumas ainda estão em operação, como a KLM na Holanda (1919), Avianca na Colômbia (1919), Qantas na Australia (1920) e Czech Airlines (1923).

As aeronaves daquele período aterrissavam com frequência para abastecer e voavam em altitudes menores devido às cabines despressurizadas. Desse modo, as viagens de avião eram barulhentas, frias e caras. O tempo de viagem era longo e as turbulências frequentes. Constantemente os passageiros enfrentavam doenças respiratórias e muitas companhias aéreas contratavam enfermeiras para reduzir a ansiedade daqueles afetados.
Em 1935, a Qantas, uma das mais antigas companhias aéreas do mundo, operou o primeiro voo internacional de passageiros, indo de Brisbane (Austrália) a Singapore. Então, de lá, a britânica Imperial Airways conectou o voo até o Reino Unido, alavancando a criação de uma rota regular de viagem aérea entre a Austrália e o Reino Unido nos próximos anos.
Embora voar fosse muito perigoso e caro durante este período, era uma maneira elegante das pessoas ricas viajarem. De acordo com o Smithsonian National Air e Space Museum, o número de passageiros aéreos cresceu de 6.000 em 1930 a cerca de meio milhão em 1934. Assim, a indústria da aviação começou a se tornar muito importante na economia global.
INOVAÇÕES QUE REVOLUCIONARAM AS VIAGENS AÉREAS
Durante a década de 1940, a 2⁰ Guerra Mundial reduziu o desenvolvimento da aviação comercial. Porém, no fim da década, a indústria entrou em uma nova era com a Panam começando a operar a sua frota de Boeing 307, que tinha a primeira cabine pressurizada. Isto transformou a viagem aérea dos passageiros, possibilitando-os voar com conforto na altitude de 20.000 pés. Desse modo, as maiores companhias aéreas passaram a oferecer viagens tranquilas para destinos distantes e centros de negócios, incluindo a icônica rota de Nova York a Londres.
A IDADE DE OURO DAS VIAGENS AÉREAS
As décadas de 1950s e 1960 anunciaram a era dos aviões a jato, provocando um aumento significativo nos voos comerciais e rotas internacionais de voos. As viagens comerciais estavam crescendo e as maiores companhias aéreas estavam competindo fortemente, oferecendo mais regalias a bordo, incluindo luxuosas refeições com serviços de prata e vinhos finos.
A companhia aérea Panam foi pioneira em oferecer a melhor viagem aérea, também foi a primeira a voar ao redor do mundo com inovações, adicionando aviões a jato em sua frota e utilizando sistema computadorizado de reservas.
Na década de 1960, foi construído o primeiro avião supersônico do mundo e que se tornaria um ícone do voo comercial, o Concorde. Oferecendo voos transatlânticos em apenas 3,5 horas, a aeronave era um sucesso com viajantes de negócios e membros da realeza. Entretanto, as passagens eram extremamente caras e poucos privilegiados puderam viajar com o Concorde.

O CRESCIMENTO DAS COMPANHIAS AÉREAS SEM SUPERFICIALIDADES
Enxergando uma lacuna no mercado para tornar a viagem aérea mais acessível a qualquer pessoa, a empresa britânica Laker Airways, fundada em 1966 por Freddie Laker, foi uma das primeiras a oferecer uma alternativa de orçamento ajustando os serviços de bordo.
Laker conseguiu oferecer tarifas com menor preço através da redução de luxos e serviços de bordo. Inclusive inovou porque reduziu o consumo de combustível e o desgaste do motor, novas técnicas nas decolagens e subidas mais rápidas para obter a altitude de cruzeiro em menor tempo.
Infelizmente a empresa aérea sucumbiu à recessão dos anos 1980 e faliu. Entretanto, pavimentou um caminho para orçamento de viagens e abrindo possibilidades para milhões de pessoas terem a chance de realizar uma viagem aérea.
VIAGEM AÉREA PARA AS MASSAS
A historia do voo comercial modificou-se quando aeronaves maiores e mais econômicas, como o Boeing 747, carregaram mais passageiros, diminuindo o preço das passagens. Então, aproveitar os feriados no exterior não era mais privilégio dos ricos.
Esta mudança na dinâmica das companhias aéreas segmentou os serviços luxuosos a bordo, sem comprometer a oferta de orçamentos alternativos. Assim, cabines de primeira-classe, sofisticados bares a bordo e salas exclusivas nos aeroportos ficaram para quem pudesse bancar uma viagem com estilo.

SEGURANÇA REFORÇADA NOS ANOS 2000
Os trágicos eventos de 9/11 tiveram um profundo efeito nas viagens aéreas e no desenvolvimento da historia do voo comercial. Do mesmo modo, a segurança nos aeroportos aumentou significativamente e passageiros sem ticket não puderam mais acompanhar amigos e parentes após o portão de segurança. Portanto, os passageiros também não podem mais visitar a cabine de comando e nem conversar com os pilotos.
UMA NOVA ERA DOS VOOS AÉREOS
Durante a década de 2000, aumentou a demanda das companhias de baixo custo com a popularidade dos websites de reserva de passagens, surgido em 2009. O número de passageiros continuou a subir nos anos 2010 e até o final da década alcançou o maior volume de viagens.
Antes da pandemia, a Associação Internacional de Transporte Aéreo previu que o número de passageiros alcançasse 7.2 bilhões em 2035; porém não estava preparada para as restrições geradas pelo Covid. Apesar disto, a indústria está otimista e confiante na superação dos obstáculos que aparecerem.
Fascinados por Transportes
Fonte: AIRWAYS. The History of Commercial Flight. Publicado em 11.ago.2022. Disponível em: https://airwaysmag.com/how-global-travel-took-off/
Leia também https://fascinadosportransportes.com.br/como-as-aeronaves-enfrentam-mas-condicoes-de-tempo/
Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/5-eventos-que-mudaram-a-aviacao-para-sempre/
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/o-concorde-e-os-avioes-supersonicos/