Porto é um local nas margens do mar, rio ou lago para a atracação de embarcações, que possibilita a segurança no embarque e desembarque de pessoas. Principalmente no carregamento e descarregamento de cargas.
O porto deve ser abrigado para proteger a embarcação de ventos, ondas e correntes, permitindo o deslocamento adequado de passageiros e cargas. Também deve possuir estrutura com pontos de amarração para os cabos das embarcações para que a atracação ocorra com o mínimo de movimentação e de esforços. É necessário que ele possua profundidade e acessibilidade compatíveis com as embarcações usuárias no canal de acesso, berços de acostagem e bacias portuárias. Também deve haver disponibilidade de área para o estoque, mesmo que temporário, das cargas.

Quanto à natureza dos portos, eles podem ser naturais ou artificiais.
Os portos naturais são lugares em que a formação geográfica proporciona a ausência de grandes ondas e fortes ventos e correntes. Além disso eles possuem área e profundidade adequadas para o tráfego das embarcações, manobras de atracação e giro e espaço para carregamento e descarregamento. Assim, as melhorias realizadas são de pequeno vulto ou inexistentes, pois as condições naturais já são satisfatórias para determinados tipos de embarcações. O Porto do Rio de Janeiro é um exemplo de porto natural, muito importante no começo da história do Brasil.
Os portos artificiais contêm instalações de maior vulto e complexidade, recebem obras de melhoramentos ao abrigo e/ou acesso de embarcações, bem como infraestrutura adicional para operação.
Veja um exemplo de destaque, acesse: https://fascinadosportransportes.com.br/roterdam-um-porto-sedutor/
Fascinados por Transportes