TRANSPORTE MARITIMO E QUESTÕES CLIMÁTICAS

O transporte maritimo é o modo mais econômico de movimentar mercadorias, mas apresenta conflito com as questões climáticas. A indústria emite cerca de 1 bilhão ton. dióxido de carbono por ano, ou seja, quase 3% das emissões globais, segundo a Organização Marítima Internacional, braço da ONU que representa 174 nações e padroniza a indústria. Se o transporte marítimo fosse um país, estaria ranqueado entre o Japão e a Alemanha, como o sexto maior emissor de dióxido de carbono. Além disso, cerca de 70% das emissões dos navios ocorrem a 400km da terra, impactando a qualidade do ar das cidades portuárias.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E MENORES EMISSÕES NO TRANSPORTE MARITIMO

Institutos de pesquisas acadêmicas, laboratórios governamentais e empresas têm feito testes com eletrificação, combustíveis com zero ou baixo carbono, como hidrogênio, gás natural, amônia e biocombustíveis; e fontes alternativas de energia como células elétricas e solares, vento e energia das ondas – cada uma com prós e contras.

O transporte marítimo move mais de 80% do comércio mundial e é altamente dependente de combustíveis fósseis. Não há solução barata e amplamente disponível que diminuia as emissões de carbono do setor – o transporte marítimo é uma indústria difícil de descarbonizar, mas há algumas inovações em teste.

A ELETRIFICAÇÃO DOS NAVIOS É IMPORTANTE

A eletrificação de equipamentos é uma chave para limpar emissões industriais, pois permite que motores que operam com combustíveis fósseis também atuem com tecnologias alternativas de geração de energia, ou que deixe as operações com menores emissões. Assim como, permite que os navios conectem na energia elétrica enquanto estão nos portos, reduzindo suas emissões durante o tempo que estão parados.

Existem grandes oportunidades para aprimorar a operação das frotas existentes e reduzir o consumo de combustível através da automatização e controle. Sensores avançados, inteligência artificial e aprendizagem de máquinas podem aumentar a eficiência e diminuir as emissões dos navios.

COMBUSTÍVEIS LIMPOS PARA VIAGENS OCEÂNICAS

A mudança para combustíveis limpos é essencial para descarbonizar a indústria marítima. Assim, é necessário focar em combustíveis limpos e alternativas mais eficientes de energia.

Combustíveis com zero ou baixo carbono como gás natural, amônia e hidrogênio provavelmente serão as fontes dominantes de energia marítima no futuro. Amônia é fácil de transportar e armazenar e pode ser usada em motores de combustão interna e células de combustível de alta temperatura. Mas assim como o hidrogênio, a produção provém de combustíveis fósseis; e além disso, também é tóxica. Ambos possuem potencial de serem feitos a partir de água e por eletrólise usando energia renovável, mas esta tecnologia de zero carbono ainda está iniciando e é onerosa.

Estes combustíveis começaram a substituir combustíveis de diesel pesado em alguns segmentos marítimos, inicialmente como projetos demonstrativos, sendo que as maiores barreiras são a infraestrutura e custo. Além disso, fontes renováveis de energia, como eólica, solar e energia das ondas também são promissoras.

Células de combustíveis e baterias também são possibilidades de geração alternativa de energia. Através de reações eletroquímicas, as células de combustíveis geram energia elétrica em alta eficiência e maneira limpa, tornando-as muito atraente para o transporte.

Leia mais sobre o Transporte Maritimo e Questões Climáticas em https://hbr.org/2022/10/climate-regulations-are-about-to-disrupt-global-shipping

Saiba mais em: https://fascinadosportransportes.com.br/efeitos-da-mudanca-climatica-no-comercio-maritimo-global/

Fascinados por Transportes

Fonte: Traduzido e levemente modificado de: SUN, Jing. Shipping is tough on the climate and hard to clean up – these innovations can help cut emissions. The Conversation. Publicado em 17.junho.2021. Disponível em https://theconversation.com/shipping-is-tough-on-the-climate-and-hard-to-clean-up-these-innovations-can-help-cut-emissions-162513