NAVIOS PORTA CONTEINERES

IMPORTANCIA DOS NAVIOS PORTA CONTEINERES

Mais de 80% do comércio internacional acontece por navios de carga que conectam fabricantes, fornecedores e consumidores de vários países. Com o crescimento contínuo do comércio, aumenta a necessidade de navios maiores, a fim de proporcionar maior eficiência da viagem.

O transporte dos porta-contêineres geralmente ocorre com horários regulares em rotas definidas, sendo então chamado de transporte marítimo regular. O manuseio dos contêineres é rápido, eficiente e totalmente mecanizado, e depende dos guindastes dos portos para o carregamento, descarregamento e transferência dos contêineres. 

O carregamento de um navio porta-contêiner é fundamental para a segurança do transporte e requer rigoroso planejamento, e está vinculado principalmente com o seu tamanho, formato e capacidade de carga. O plano de carga organiza e distribui os contêineres dentro do navio, facilitando o embarque e desembarque; posicionamento adequado dos contêineres com cargas perigosas, mercadorias relacionadas por portos, etc. Identifica-se a posição de cada contêiner no navio por três dígitos, que mostram as três dimensões das coordenadas, sendo:

  • Bays: baías (posição longitudinal)
  • Rows: fileiras (posição transversal)
  • Tiers ou Stack: camada ou fiada (posição vertical)

O carregamento dos navios porta conteineres também deve obedecer a requisitos de estabilidade e receber a carga para navegar em qualquer condição de tempo. A correta distribuição de peso do navio está relacionada com a correta arrumação.

Os contêineres são armazenados de modo a evitar o aparecimento de tensões indesejadas no navio que podem provocar flambagem ou torção, capazes de gerar danos severos à embarcação em casos extremos. Importante manter os requisitos de estabilidade mesmo após haver eventuais descarregamentos em destinações intermediárias para evitar desbalanceamento no navio devido ao descarregamento de alguns contêineres.

navios-porta-conteineres-carregamento
Carregamento de porta conteiner

QUANTO MAIOR O PORTA CONTEINER, MELHOR?

A economia gerada pelo aumento de mercadorias por viagem possibilitou a redução do custo unitário final do produto. Enquanto estes imensos navios conseguem transportar mais contêiners em uma única viagem, também ocorrem desafios significativos na infraestrutura portuária, administração da cadeia de suprimento e impacto ambiental.

Os terminais dos portos precisam operar com guindastes mais potentes e sofisticados. Assim também, a profundidade das águas deve ser maior e também deve haver instalações no cais mais extensas. Isto constitui um considerável desafio para muitos portos, principalmente quando possuem limitação de recursos e de espaço para receber os navios.

A grande concentração de mercadoria em um único navio aumenta o risco de quebra na cadeia de suprimento caso ocorra falha na embarcação ou mau tempo. Danos às mercadorias ou atrasos podem provocar perdas em cascata, pois o comércio internacional é totalmente interligado.

Ocorre também que estas mega embarcações precisam navegar com carga cheia. Afinal, uma subutilização de sua capacidade pode gerar perdas para as companhias de navegação. E isto é mais preocupante em épocas de tensões geopolíticas, inflação, redução de demanda.

Os navios porta conteineres foram peças chaves para a globalização nos últimos 20 anos, possibilitando que países menos desenvolvidos comercializassem com os mais desenvolvidos. Enquanto em 2002 um grande porta conteiner transportava cerca de 6.500 TEU (container padrão de 20 pés), atualmente os maiores transportam cerca de 24.000 TEU.

Assista o vídeo no meu canal sobre os Navios Porta Conteineres: https://youtu.be/QB2XD23YToI

MSC IRINA: O MAIOR NAVIO DO MUNDO

Atualmente o MSC Irina é o maior navio porta contêiner do mundo, com capacidade de transportar 24.346TEU. Em abril de 2023 aconteceu a sua viagem inaugural saindo do Porto de Guangzhou na China, um dos cinco maiores portos do mundo.

O MSC Irina navega com a bandeira da Libéria (país da África), mede 400m de comprimento, 61m de largura e, embora existam outros navios porta containers em operação com dimensões, ele tem maior capacidade de empilhamento de contêineres.

Foi construído pelo estaleiro chines Yangzijiang Shipbuilding, que é um dos maiores da China. Segundo a base de dados de transporte marítimo mundial, alphaliner, a suíça MSC é a maior empresa global de porta-contêineres, detendo 20% do mercado.

A MSC tem feito investimentos vultuosos na renovação e aumento da capacidade de sua frota e tem encomenda de mais de 134 navio porta-contêiner. A entrega do MSC Irina coincide com a entrega de outro gigantesco porta-container que é o MSC Tessa.

O MSC Irina possui várias inovações para economizar energia, como hélices maiores, sistema de lubrificação a ar que reduz o arrasto no casco, dutos economizadores de energia, etc. que, juntos, podem reduzir até 4% o consumo de energia, além de diminuir emissões de CO2

navios-porta-conteineres-MSC_Irina
MSC Irina atualmente é o maior porta conteiner do mundo.

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/estreito-de-ormuz-e-o-golfo-persico/

Fascinados por Transportes

Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/pilotos-navais-no-maior-porta-avioes/