História da barril de petróleo de 42 galões explica porque ele virou padrão, inicialmente nos EUA e depois no mundo.
Em 1859 quando Edwin L. Drake descobriu na pequena Titusville, Pennsylvania, o primeiro poço de petróleo comercial. Assim, começou o boom na exploração e produção de petróleo, seguido por consumo de barris de todos os tamanhos.
Posteriormente os oleodutos iriam desbancar os carroceiros da Oil Regions, mas até então a movimentação do petróleo dependia basicamente de homens, vagões, cavalos, barcas e barris. Para alcançar as estações de trem e as docas, o transporte era feito por grupos de cavalos puxando carroças que carregavam até oito barris de óleo. Entretanto, o terreno acidentado e as estradas lamacentas eram alguns dos problemas do transporte.
Enquanto as torres de perfuração se multiplicavam, as florestas ao longo do riacho Oil eram transformadas em barris pela introdução recente de uma máquina fazedora de barris. Os equipamentos operavam dia e noite ajudando os tanoeiros (fazedores de barris) que surgiram para se unir ao boom do petróleo.
O BARRIL DE PETRÓLEO DE 42 GALÕES PESAVA 136KG, RAZOÁVEL DE LEVANTAR
Quando preenchido com petróleo, ao invés de peixe ou outro produto, o barril de 42 galões pesava 300 libras (136 kg) que seria razoavelmente possível de um homem carregar. Além disso, vinte barris de petróleo poderiam caber em uma barca típica ou um vagão de ferrovia. Por fim, barris maiores eram difíceis de manejar e os menores eram pouco lucrativos.
Em agosto de 1866 alguns dos primeiros produtores independentes de óleo se encontraram em Titusville, Pennsylvania e decidiram que o barril de 42 galões seria o tamanho usado para o transporte de petróleo. Pennsylvania liderou a produção mundial de óleo com o aumento da demanda por querosene para iluminação. Em 1872 a Associação de Produtores de Petróleo validou e adotou o barril de 42 galões como padrão.
Logo depois de fundar a Standard Oil em Cleveland, Ohio, em 1870, John D. Rockefeller focou na eficiência e crescimento de seu novo negócio no refino de petróleo. Assim, ao invés de comprar barris, a Standard comprou terras com carvalho. Desse modo, carregava a madeira seca para Cleveland em seus próprios vagões e construía os barris em sua própria tanoaria (local que fabrica barris). O custo da Standard por barril de madeira caiu de US$3 para menos de US$1,50.

POR QUE O BARRIL DE PETRÓLEO É DE 42 GALÕES?
Há muito tempo atrás, o rei inglês Richard III definiu como recipiente padrão para vinho o barril de 84 galões e o menor de 42 galões, pois até então, eram produzidos barris a prova d’água de vários tamanhos. A poderosa Companhia dos Tanoeiros definiu o modo de construir os barris, sendo que os artesãos menos qualificados fariam os barris para mercadorias secas e os artesãos experientes fariam o barril de 42 galões estanques, recipiente padronizado para embarcar salmão, sopa, manteiga, vinho e óleo de baleia.
Fascinados por Transportes
Fonte: The American Oil & Gas Historical Society. History-of-the-42-gallon-oil-barrel. Publicado outubro 2020. https://aoghs.org/transportation/history-of-the-42-gallon-oil-barrel/
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Assista meu vídeo sobre o petróleo: https://youtu.be/lBTyi25D0jM