GASODUTOS NORD STREAM1 E 2

Os gasodutos Nord Stream1 e 2 são importantes vias de acesso para levar o gás natural da Rússia para a Europa.

O Nord Stream 1 é o maior gasoduto da Europa, possui 1200km de extensão e transporta gás natural da Rússia para a Europa através do Mar Báltico. O gasoduto é submarino e começa próximo da costa de São Petesburgo na Rússia e vai até o nordeste da Alemanha. O Nord Stream1 entrou em operação em 2011 e pode enviar o máximo de 170m m3 gás/dia, correspondendo a mais de um terço do volume de gás russo que chega na Europa. Assim também, correndo paralelo está o gasoduto gêmeo Nord Stream2 que está em construção, ainda sem operação e atrasado devido a questões legais e sanções.

Como resultado da guerra com a Ucrânia, a Rússia tem reduzido o fornecimento de gás mês a mês, por redução do fluxo ou por fechamento do gasoduto por alguns dias, alegando problemas de manutenção. A redução no fornecimento de gás é para obrigar a Europa a pressionar a Ucrânia a reconhecer a anexação de seus territórios pela Rússia, que somente assim reestabelecerá o fluxo de gás. A escassez provocou aumento do gás no mercado internacional, podendo gerar desaceleração na economia e também causar recessão.

Em setembro de 2022, Noruega e Dinamarca reportaram quatro vazamentos nos gasodutos Nord Stream1 e Nord Stream2. Afinal, grandes bolhas de gás subiram até a superfície do mar, sendo que a maior delas tinha 1km de extensão. Os europeus alegam ser sabotagem russa, que por sua vez nega qualquer responsabilidade. Desse modo, na época o NordStream1 foi fechado, e não se tem informação atualizada se ele reabriu.

gasodutos Nord Stream e 2
Gasodutos Nord Stream1 e 2 – Construção Nord Stream2

RÚSSIA POSSUI MAIOR RESERVA DE GÁS NATURAL DO PLANETA

Além disso, há bastante controvérsia a respeito do gasoduto Nord Stream2. Principalmente devido ao impacto ambiental provocado pela construção do gasoduto. Além disso existe contradição entre os objetivos climáticos da Europa e os investimentos de longa duração em infraestrutura para importação de combustível fóssil. As questões geopolíticas esquentam a discussão ao se afirmar que o Kremlin quer exportar, junto com o gás, a sua influência maligna para a Europa.

A Rússia possui a maior reserva de gás natural do planeta e a produção de gás europeu tem diminuído rapidamente. Os europeus tem se esforçado para diversificar seus fornecedores de gás, mas há poucos países, além da Rússia, com reservas suficientes e próximas para serem conectadas por gasodutos. Por outro lado, a Rússia também enfrenta dificuldade em encontrar mercado comprador em sua vizinhança. Desta maneira, parece haver uma dependência mútua entre fornecedor e comprador.

Fascinados por Transportes

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/conheca-a-ferrovia-transiberiana/

Referência

BBC News. Nord Stream 1: How Russia is Cutting Gas Supplies to Europe. Published 29. Sept.22. Disponível em: https://www.bbc.com/news/world-europe-60131520

EPRS European Parliamentary Research Service.The Nord Stream 2 Pipeline Economic, Environmental and Geopolitical Issues. European Union, 2021.