CARROS DE LUXO

Carros de luxo estão sempre associados a ótimo acabamento, alto preço e desempenho. Além disso, em função de a sua reputação marcas como Rolls Royce, Jaguar, Porsche, etc., são automaticamente relacionadas a carros de luxo. 

A plataforma alemã de estatísticas globais Statista define os veículos de luxo como sendo: carros de passageiros com área média de 5m2, peso médio de 2200kg e volume passageiros/carga maior que 3,4m3; assim como pelo alto preço. Os cinco países com maiores vendas de carros de luxo, em 2023, estando no 1⁰ lugar os EUA, seguido da Alemanha, Rússia, Reino Unido e Turquia.

O cliente dos carros de luxo procura prestígio, conforto e desempenho. Além disso, há uma demanda crescente por avanços tecnológicos e menores danos ambientais, com preferência pelos carros elétricos e híbridos. Segundo a consultoria norte-americana Oliver Wyman, estas novas tendencias de consumo ocorrem principalmente entre os clientes mais jovens e as mulheres, que inclusive, se dispõem a pagar preços adicionais por estes atributos.

Outra tendencia no mercado de carros de luxo, que já tem ocorrido há muitos anos e deve continuar, é o aumento da popularidade dos SUVs, devido ao senso de segurança, conforto e praticidade. Antes, no mercado de luxo predominavam os carros esportes e limusines.

(Lembrando que limusine não é uma marca, é um tipo de carro mais alongado e geralmente dirigido por um chofer. E SUV, utilitário esportivo, é um carro mais robusto, com maior espaço interno na cabine e no porta-malas, utilizado dentro e fora da cidade).

SÍMBOLO DE STATUS OU REPUTAÇÃO DA MARCA?

Também há fatores locais específicos que influenciam este mercado, sendo que em países emergentes como China e Índia, o crescimento da classe média com maior poder de compra, aumenta a procura por carros de luxo como símbolo de status e sucesso. Em mercados mais maduros com EUA e Europa, há uma longa tradição na posse de um carro de luxo, onde os clientes valorizam a confecção artesanal, herança e reputação da marca.

GRACE, SPACE AND SPACE

Há anos atrás a Jaguar usou o slogan “Grace, Pace and Space para seus sedans, que continua sendo uma ótima dfinição de carro de luxo:

  • GRACE refere-se à graça/elegância de chegar em um lugar com um carro de luxo,
  • PACE é o desempenho que os carros esportivos da Jaguar proporcionam,
  • SPACE é o grande espaço/conforto oferecido pelo carro de luxo
carros-de-luxo-jaguar-grace-pace-space

SE O 007 JAMES BOND USA, ENTÃO É CARRO DE LUXO

Outro bom critério para definir se um carro é de luxo, é ele ter aparecido no filme do James Bond. As pessoas gostam de argumentar sobre o seu James Bond favorito, mas para os fãs do 007 que amam carro, a discussão vai além. Portanto, a questão passa a ser qual o carro preferido do James Bond; pois em seus filmes aparecem carros de luxo de prestígio: Lotus, Jaguar, Mustang, Rolls Royce, Land Rover, ….

Mas há fortes rumores que a marca preferida do agente secreto britânico, a serviço de Sua Majestade, é a Aston Martin. Afinal, é o que aparece em mais filmes: Goldfinger (1964), Thunderball (1965), Goldeneye (1995), Tomorrow Never Dies (1997), Casino Royale (2012), Skyfall (2006) e No Time to Die (2021).

carros-de-luxo

CARROS DE LUXO COM CONFECÇÃO ARTESANAL

Adicionalmente, há os carros de luxo com confecção artesanal, mais exclusivos e ainda mais caros. Estes carros seguem especificações particulares, não disponíveis no mercado regular de carros, como o couro para revestimento, folhado de madeira no painel, cor, detalhes, etc. E quando se fala em produção artesanal, o destaque da categoria é o britânico Aston Martin, sim, o preferido do James Bond. Além disso, o francês Bugatti também tem produção artesanal e ainda há outras marcas seletas que produzem carros com o máximo de exclusividade.

Assista o vídeo no meu canal: https://youtu.be/yR_WNv8yjcA

Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/rolls-royce/

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/transporte-aereo-de-cargas-valiosas/

Fascinados por Transportes