Por que nao vivemos sem petroleo? Porque, apesar dele ter se transformado em vilão nos últimos tempos, é a base de nossa sociedade e desenvolvimento. O petróleo tem alta densidade de energia, em volume e em peso, portanto é difícil substituí-lo por alternativas de baixo carbono ambientalmente corretas, porém com menos energia.
Em meados de 2023, a IEA Agência Internacional de Energia publicou um importante artigo* sobre a Segurança de Petróleo durante a transição energética.
Sabemos que nas conferencias climáticas têm se reconhecido a necessidade de transição energética dos combustíveis fósseis para energias limpas, a fim de evitar maiores impactos no aquecimento global. Entretanto, apesar da dependência de petróleo estar diminuindo, ele está profundamente enraizado em nossa sociedade. Assim, a queda no suprimento causará impacto significativo na vida das pessoas, além de prejuízo econômico.
Como poucos países possuem petróleo, ele desencadeia tumultuado conflitos internacionais.
O petróleo precisa ser refinado (passar por refinaria) para virar gasolina, diesel e combustível de aviação, que é um processo complexo e de uso extremo de energia. O transporte por derivados de petróleo é o maior gerador mundial de poluição atmosférica, que ocasiona diversos problemas para a saúde humana.
Segundo Universidade Stanford, curso combustíveis fósseis, a dependência mundial por combustíveis fósseis é: 95% Transportes, 78% Aquecimento e 63% Eletricidade.
AMEAÇA DE QUEBRA DE SUPRIMENTO DE PETRÓLEO
Portanto, olhando apenas para o setor de transportes, a Segurança do Petróleo é fundamental, pois ele é necessário para abastecer carros, caminhões, navios e aeronaves. Bem como, o petróleo produz materiais petroquímicos para inúmeros itens do cotidiano.
Assim, a ameaça da quebra do suprimento de petróleo deve permanecer por um bom tempo, mesmo se o consumo diminuir. Portanto, como não se sabe a velocidade da queda da demanda de petróleo, as companhias petrolíferas têm que operar com um alto grau de incerteza sobre os riscos comerciais em investimentos na produção do petróleo. Se durante a transição para energia mais limpa, a produção de petróleo for menor que a demanda, haverá escassez de petróleo. Assim como, aumento de preços e escalada de consequências negativas.
Saiba mais sobre o comércio internacional de petróleo no link: https://fascinadosportransportes.com.br/gargalos-mundiais-de-petroleo/
(*) Leia o artigo da IEA https://www.iea.org/commentaries/a-strong-focus-on-oil-security-will-be-critical-throughout-the-clean-energy-transition
Fascinados por Transportes
Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/historia-barril-petroleo-42-galoes/