Ferrovia Transiberiana é a maior ferrovia do mundo, fica na Rússia, possui 9.288km de extensão e atravessa 8 fusos horários.
A Rússia é o maior país do mundo e alcança dois continentes, enquanto a porção mais desenvolvida e mais populosa fica na Europa e a com maior extensão fica na Ásia. Moscou está na parte europeia. Entre os dois continentes há a cordilheira Montes Urais, que contribuiu para o isolamento da porção asiática.
A construção da longa Ferrovia Transiberiana foi fundamental para o desenvolvimento das remotas regiões do Leste Asiático, além de atender questões geopolíticas e militares da Rússia. Afinal, a Transiberiana atravessa 16 grandes rios, cruza 497 pontes e 15 túneis; além de passar por cerca de 87 cidades.
Em 1916 foi concluído o trecho original da Ferrovia Transiberiana, com 9.288 km de extensão de Moscou até Vladivostok, maior cidade portuária da Rússia, no Mar do Japão, Oceano Pacífico. Posteriormente foram construídas mais três ferrovias conectadas à Transiberiana:
- BAM Baikal-Amur Mainline: trecho com 4.300km de extensão e responsável pelo transporte contínuo de toneladas de petróleo, carvão e madeira. A BAM é uma via alternativa à Transiberiana que se torna mais vulnerável devido a sua proximidade à China.
- Trans Mongol: trecho com 2.200km de extensão, passa pela Mongólia e termina em Pequim, na China. Via essencial para o desenvolvimento da região e transporte de pessoas e cargas.
- Trans Manchúria: trecho com 1.357km de extensão, passa pela Manchúria e termina em Pequim, na China. Ferrovia importante para o desenvolvimento da região e transporte de pessoas e cargas.
IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA FERROVIA TRANSIBERIANA
A frase “O Leste é Leste e o Oeste é Oeste, e eles nunca se encontrarão” foi desafiada pela Transiberiana, que promoveu o encontro dos extremos.
A construção da centenária e extensa Ferrovia Transiberiana foi fundamental para o desenvolvimento das remotas regiões do Leste Asiático, além disso, também atende questões geopolíticas e militares da Rússia.
Devido à sua importância, a Ferrovia Transiberiana possui a sua própria Forças Armadas, conhecida como Russian Railway Troops que tem como tarefa principal defender o país, mas também é responsável pela construção, manutenção e proteção da ferrovia.
Clique no link https://www.cna.org/reports/2023/04/russias-railway-troops para entender como a Russian Railway Troops funciona como a espinha dorsal da Força Militar Russa.
TRANSPORTE DE PESSOAS E CARGAS
Em síntese, a Ferrovia Transiberiana desempenha importante papel na economia russa e transporta cerca de 250 mil contêineres/ano, correspondendo a um terço das exportações da Rússia.
No transporte de pessoas, a maioria dos trens oferece cabines de primeira e segunda classe, com pouca diferença no espaço, decoração e tamanho da janela. Desse modo, na primeira classe há duas camas e na segunda-classe há quatro camas (2 beliches).
Embora alguns trens não ofereçam primeira classe, há outros que ofereçam terceira-classe. Normalmente há dois banheiros em cada vagão, mas somente nos melhores trens há chuveiros, que ficam situados em vagões especiais.
Para viver uma experiência mais russa, os viajantes devem usar os famosos samovares,aquecedores de água que fazem café, chá e eventualmente macarrão miojo. Veja fotos e mais detalhes dos trens no link: https://www.thetranssiberiantravelcompany.com/planning-the-trains/
O viajante pode fazer o trajeto em 7 dias com os trens de alta velocidade, e tanto quanto em 8 dias com os trens de velocidade normal. Há cerca de 880 estações de passageiros e a maioria delas é pequena e ignorada pelos viajantes, que preferem usar as estações maiores. Enquanto isso, o destaque fica com a Estação Slyudyanka, construída totalmente em mármore, na foto a seguir.

Clique no link: https://www.onmanorama.com/travel/outside-kerala/2023/04/27/trans-siberian-railway-trains-comfort-safety-details.html para obter mais informações e fotos sobre as viagens de pessoas na Ferrovia Transiberiana.
FINALIZANDO
A Transiberiana, maior ferrovia do mundo, desempenha papel fundamental na Rússia, ao mesmo tempo na integração dos países vizinhos do Oriente com o Ocidente. Transporta pessoas e cargas, correspondendo a um terço das exportações russas.
A Transiberiana é uma imensa obra de engenharia construída há 120 anos, sob clima rigoroso e várias dificuldades de áreas remotas vazias, mas ainda é vital para a economia e questões geopolíticas e militares.
Fascinados por Transportes
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/ferrovia-btk-ligacao-da-europa-a-asia/