Poluição nos transportes não é apenas congestionamento de carros. Os navios também poluem. Independentemente do tipo de transporte, sempre haverá impacto no meio ambiente.
Por ser mais econômico, cerca de 80% do comércio internacional ocorre por navios, que é um setor historicamente dependente de combustíveis fósseis. Não há solução barata e amplamente disponível, é o setor marítimo é difícil de descarbonizar. O petróleo usado nos navios prejudica a água e o ar, e a maior parte dos poluentes dos navios ocorre nas proximidades das cidades portuárias, afetando a vida da população.
Substituindo o diesel pesado, o LNG gás natural liquefeito aparece com destaque no cenário marítimo atual, como alternativa de transição até chegar em combustíveis mais renováveis e com maior viabilidade. Embora o LNG reduza substancialmente as emissões de enxofre e óxidos de nitrogênio, há estudos que questionam sua eficiência como combustível de transição, devido aos efeitos de vazamento de gás durante o transporte e o uso em seu ciclo de vida.
COMBUSTÍVEIS MENOS POLUENTES
Estima-se o aumento do uso da amônia e hidrogênio como combustíveis do futuro da indústria marítima. A amônia é fácil de armazenar e transportar, mas assim como o hidrogênio, é produzida preponderantemente com combustíveis fósseis. Além disso é uma substância tóxica. A amônia e o hidrogênio podem ser produzidos a partir de água e por eletrólise usando energia renovável. Mas isto ainda é uma tecnologia nova e onerosa.
Também há investimentos em inovações de outros combustíveis, por exemplo: eletricidade, energia eólica, solar e biocombustíveis, sendo que a infraestrutura e custos são os maiores obstáculos. Igualmente, deve haver a colaboração de toda a cadeia de transporte marítimo e desenvolvimento de novas tecnologias para os navios oceânicos.
A descarbonização do setor marítimo requer implantação de políticas e regulamentações. Na Europa, a recente regulamentação da FuelEU Maritime aborda as emissões dos navios e estabelece metas para o uso de combustíveis renováveis e com baixo carbono. Assim como, trata da redução de gases de efeito estufa do setor de transportes marítimos.
Portanto, não há solução fácil para o transporte internacional, contudo, é importante assegurar boa operação do tráfego de navios, evitando solavancos no mercado internacional. O transporte marítimo não pode parar.
Fascinados por Transportes
Saiba mais porque os navios poluem: https://fascinadosportransportes.com.br/transporte-maritimo-e-questoes-climaticas/
Leia mais sobre a regulamentação europeia: https://transport.ec.europa.eu/transport-modes/maritime/decarbonising-maritime-transport-fueleu-maritime_en