FERROVIAS DORMENTES

Os dormentes são peças transversais nas ferrovias, e é o local onde se fixam os trilhos. Os dormentes podem ser de madeira, ferro, plástico ou concreto; mas independente do material, devem ter durabilidade e resistência aos esforços solicitantes. Também devem possuir espessura suficiente para conceder rigidez ao sistema, porém também é necessário que operem com alguma elasticidade para absorver eventuais movimentações.

Os dormentes das ferrovias são responsáveis por manter o alinhamento dos trilhos metálicos, e são apoiam-se em uma camada de brita que amortece as vibrações e forças recebidas do trem, distribuindo uniformemente ao solo.

O lastro é uma superfície regular e contínua que impede o deslocamento longitudinal e transversal dos dormentes, proporcionando elasticidade e redução de impactos à ferrovia. O material do lastro pode ser brita, cascalho, areia ou escória de alto forno. O lastro também atua na drenagem e aeração da via, portanto, não deve conter material fino e nem poroso.

Fascinados por Transportes

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/conheca-a-ferrovia-transiberiana/

Assista o vídeo do meu canal sobre a Ferrovia Transiberiana, a maior ferrovia do mundo: https://youtu.be/_3uzHn4vvYQ