As dutovias são formadas geralmente por tubos metálicos com diferentes diâmetros, que percorrem um trajeto determinado, podendo superar obstáculos e aclives de até noventa graus. Em trechos estabelecidos da tubulação é instalada propulsora de bombeamento.
A velocidade de deslocamento do produto dentro do duto depende da sua densidade e temperatura, diâmetro do tubo, pressão exercida pelo bombeamento, etc. – mas geralmente a velocidade fica entre 2km/h e 10km/h. Considerando que o transporte por dutos pode ocorrer ininterruptamente, em 24 horas por dia, independendo das condições climáticas, período, etc., é possível se transportar um bom volume de produto. O duto deve estar completamente cheio do produto.
Faixa de Dutos
A faixa de dutos é a área que acompanha o percurso do duto. Possui largura de acordo com o projeto e serve para a construção, montagem, operação e acesso para a manutenção da dutovia. Toda a extensão da faixa de dutos deve ser sinalizada com placas e marcos quilométricos.
A faixa de dutos delimita a área e informa sobre a existência de dutos. Existem várias restrições ao uso da faixa de dutos, que devem ser devidamente informados à comunidade local, são elas: não colocar fogo, não depositar lixo, não construir, não escavar e nem plantar árvores, não servir de estacionamento ou manobra de veículos pesados, etc.
Fascinados por Transportes