Porto de Roterdã, Holanda, até 2002 era o mais movimentado do mundo, mas foi superado principalmente por Singapura e Xangai. Hoje ele é o porto mais importante da Europa e um dos maiores do mundo na movimentação de contêineres. Assim também é referência mundial em tecnologia e movimentação portuária.
PORTO DE ROTERDÃ ATUA PARA SER O MAIS INTELIGENTE DA TERRA
Buscando atingir altos níveis de inteligência e sustentabilidade, Roterdã realiza pesados investimentos em redes sem fio, sensores, segurança cibernética e automatização. Portanto, a meta sempre é minimizar perdas: em tempo, dinheiro, capacidade ou energia.
Sendo assim, o Porto de Roterdã vistoria toda a sua área, por satélite, a cada 11 a 22 dias. E quando o satélite não mostra adequadamente um objeto, faz-se verificações em terra.
A parede de cais é a estrutura para acomodar os navios, e um dos mais importantes ativos de um porto. Ela compõem-se por estrutura de piso de alívio e parede diafragma. Nos casos de risco envolvendo as paredes do cais, Roterdã equipa o local com sensores que geram informações a cada hora. Isto assegura que deslocamentos nas paredes sejam vistos com mais rapidez e precisão, minimizando perdas de função das peças.
O Porto de Roterdã tem pesquisado equipamentos de medição de vento e informações de satélite, a fim de estimar a carga de vento dos guindastes. Dependendo dos resultados, será possível instalar guindastes maiores. O conhecimento do vento sobre contêiners altos e pesados, assim como nos guindastes, permitirá verificar se as estruturas do cais estão adequadas. Assim também, as informações de satélite preveem velocidades extremas de vento.
A Autoridade Portuária de Roterdã está desenvolvendo uma ferramenta que planeja a combinação dos serviços de dragagem e inspeção da parede do cais, junto com a operação do terminal. A coordenação do trabalho permitirá mais eficiência na manutenção, pois além de não interromper as operações, também diminuirá o tempo de parada do terminal.

TERMINAL DE CONTEINERES OPERA APENAS COM ROBÔS, SEM PESSOAS
O Terminal Delta de contêineres, conhecido como terminal fantasma, opera sem pessoas. Guindastes robotizados e controles computadorizados fazem os carregamentos e empilhamentos dos contêineres.
Sendo assim, cada carruagem – AGV Veículos Guiados Automatizados – não é tripulada e carrega um contêiner que percorre seu próprio caminho no terminal com a ajuda de uma grade magnética embutida na pista do terminal. Quando o AVG carrega o contêiner, este é identificado por sensores infravermelhos e colocado em sua respectiva posição no terminal. Posteriormente, os Guindastes Empilhadeiras não Tripulados Automatizados coletam os contêineres e os armazenam no pátio de empilhamento.
ADEQUADA ACESSIBILIDADE AOS MODAIS DE TRANSPORTE DO PORTO
Acima de tudo, um dos destaques do porto é a sua ótima acessibilidade a embarcações marítimas de quase todos os tamanhos. No transporte de minério de ferro o tamanho do navio é fator crucial e o Porto de Roterdã oferece uma grande vantagem comparado com outros portos. Com profundidade de 23,65m (75 pés), ele é o único porto do nordeste da Europa que pode receber os maiores navios, inclusive o Valemax de 400.000t da brasileira Vale.

O Porto de Roterdã desempenha papel fundamental no suprimento das indústrias siderúrgicas da Alemanha, Áustria e da própria Holanda. Cerca de metade de todo o minério de ferro no nordeste da Europa provém de Roterdã. Afinal, é possível o acesso ininterrupto ao Mar do Norte por 24 horas por dia e 7 dias por semana.
CARGAS PARA EUROPA CHEGAM EM ATÉ 24 HORAS
O Porto de Roterdã investe nos acessos ferroviários, rodoviários, hidroviários e dutoviários que chegam ou saem de suas instalações. Semanalmente ocorrem mais de 400 viagens ferroviárias internacionais de contêineres saindo ou chegando no porto. Além dos contêineres o porto realiza viagens ferroviárias diárias com cargas sólidas e líquidas. Portanto, é possível acessar em até 24 horas vários destinos da Europa, onde coloca-se quase todo tipo de carga no porto através das ferrovias.
Assim, a partir de Roterdã, uma extensa frota de embarcação interior leva carga pelos rios Maas e Reno, diretamente aos maiores centros econômicos da Alemanha, Bélgica, França, Suíça, Áustria e da própria Holanda. A frota é flexível e milhares de embarcações de diferentes tamanhos transportam carga líquida, seca, contêineres e cargas especiais.
O Porto de Roterdã possui uma extensa rede de mais de 1.500km de dutovias que transportam óleo cru, derivados de petróleo, químicos e gases industriais. Os dutos passam entre as companhias do porto, dessa maneira vários dutos são exclusivos e transportam um produto em uma rota fixa entre duas localidades.

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Fonte: Port of Rotterdam https://www.portofrotterdam.com/en