Via Ápia, Itália, transportava pessoas e cargas na Idade Antiga e foi uma das vias mais importantes da época.
Ao se falar em história dos transportes é comum se associar ao transporte marítimo, que ainda hoje permanece como o modal mais usado para o comércio internacional. Mas a maneira mais antiga e simples das pessoas e cargas se deslocarem foi pelos caminhos de terra e os romanos contribuíram significativamente na tecnologia para a construção de estradas, sendo a Via Ápia, na Itália, o melhor dos exemplos.
Antes de Cristo, o Império Romano já era muito extenso e necessitava de caminhos adequados para a movimentação de pessoas e mercadorias. Sendo assim, a Via Ápia foi uma das estradas mais importantes da Antiguidade e ligava as cidades de Roma a Capua em uma extensão de 300km. Foi construída inicialmente para fins militares (mobilidade das tropas, suprimentos, correio, etc.) em cerca de 300 AC. A construção robusta da estrada tinha que suportar a passagem das tropas volumosas, independente das condições do tempo. Posteriormente a via foi recebendo ampliação e teve outros usos, principalmente o comércio e integração de novas províncias, chegando até a 600km de extensão.
ROMANOS INOVANDO NA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS
A Via Ápia evidencia a revolução na construção de rodovias trazida pelos romanos. Até então, as estradas eram simples trilhas que ficavam impraticáveis para os veículos rodarem a cada chuva. Os romanos conceberam leitos de estradas com estabilidade e drenagem, pavimentados com lajes de basalto, que depois assegurava bom uso em qualquer condição de tempo. Isto lhes permitiu construir uma extensa rede de estradas que cobriu acima de 120.000km, que permaneceram intactas por séculos e ainda é a espinha dorsal do sistema de estradas de todos os países da área do Mediterrâneo.
Os persas e egípcios também construíram estradas, mas a extensa e estruturada rede dos romanos não era para uso apenas dos reis ou exército. Desse modo, eram estradas públicas, livres de taxas e serviam à população urbana e rural. Todas as estradas tinham calçadas e marcos de distância, além de postos de correios em intervalos regulares para troca de cavalos e acomodação dos viajantes.
Devido a constante manutenção, a Via Ápia foi conservada por vários séculos até enfrentar um período de abandono na Idade Média. Posteriormente Napoleão providenciou a restauração, assim como a inclusão entre as rotas essenciais para suas atividades políticas e militares. Por séculos, cidadãos e personalidades ilustres atuaram para a conservação da Via Ápia, mesmo porque era uma via necessária.

UMA DAS MAIORES OBRAS DE ENGENHARIA CIVIL DA ANTIGUIDADE
Atualmente, ainda é possível visitar a Via Ápia, na Itália, que é uma estrada reta, com raríssimas curvas e largura suficiente para passar simultaneamente duas carroças em direções opostas.
Há controvérsia entre os estudiosos sobre o número de camadas usadas na construção da Via Ápia e o material que compõe cada uma delas. Contudo, há consenso de que na construção usaram diferentes camadas de materiais. A primeira camada seria de areia compactada, depois viria o pedrisco, o cascalho em argamassa cimentícia, uma camada mais fina com areia cimentada com cascalho e por fim as pedras maiores. A Via Ápia figura entre as maiores obras de engenharia civil da Antiguidade.
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Silvia Guimarães
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Fontes:
UNESCO World Heritage Convention. Via Appia “Regina Viarum”. Publicado 01.junho.2006.
Nick Orsi. The Engineering Behind the Via Appia. Engineering Rome. Publicado 2013.