Tamanhos de navios petroleiros podem implicar em restrições de passagem em alguns gargalos marítimos de petróleo, assim como dificultar o acesso em alguns portos.
A frota global de navios de petróleo e produtos refinados usa sistema de classificação para padronizar termos de contrato, a fim de estabelecer custos de frete e classificar embarcações para contratos de fretamento. O sistema AFRA Avaliação da Taxa Média de Frete, foi estabelecido pela Royal Dutch Shell há seis décadas atrás. AFRA usa uma escala que classifica os navios tanque de acordo com as toneladas do peso bruto, que é uma medida de capacidade de carregamento de carga do navio.
Os menores tamanhos de navios petroleiros na escala AFRA (GP e MPR) são para o transporte de carga de produtos refinados de petróleo em distancias pequenas, por exemplo: da Europa para a Costa Leste dos EUA. A maioria dos portos do mundo recebem os navios petroleiros de menor tamanho.
- Petroleiros GP carregam de 70.000 a 190.000 barris de gasolina
- Petroleiros MR são de tamanho médio e carregam de 190.000 e 345.000 barris de gasolina.
PETROLEIROS DE MAIOR PORTE SÃO MAIS COMUNS NA FROTA GLOBAL
Os navios da classe LR porte longo são os mais comuns na frota global de petroleiros, assim, eles carregam petróleo e também produtos refinados. Estes navios podem acessar os portos maiores e um petroleiro LR1 pode carregar entre 345.000 a 615.000 barris de gasolina; ou 310.000 a 550.000 barris de petróleo doce leve.
Uma boa parte da frota global de navios tanque classifica-se como AFRAMAX. Os navios AFRAMAX possuem peso bruto entre 80.000ton. e 120.000ton. Este tamanho de navio é popular em companhias de petróleo para fins logísticos, e muitos navios foram construídos com esta especificação.
Ao longo da história da AFRA, os tamanhos dos navios petroleiros estão aumentando, bem como novas classificações.
O tipo VLCC Navio de Transporte Muito Grande e o ULCC Navio de Transporte Extra Grande entraram como resultado da expansão do comércio global de petróleo. Ou seja, navios maiores proporcionam mais economia no transporte de petróleo.
Os navios VLCC respondem pela maioria dos embarques de petróleo em todo o mundo, incluindo o Mar do Norte. Afinal, um VLCC carrega entre 1,9 milhão a 2,2 milhões de barris de petróleo cru tipo WTI.
Fascinados por Transportes
Para saber mais sobre o transporte por navios petroleiros, clique: https://fascinadosportransportes.com.br/gargalos-mundiais-de-petroleo/
Para saber mais sobre a importância do petróleo, clique: https://fascinadosportransportes.com.br/por-que-nao-vivemos-sem-petroleo/
Fonte: EIA Energy Information Administration. WORLD OIL TRANSIT CHOKEPOINTS. Publicado em out.2019. Disponível em: https://www.eia.gov/international/analysis/special-topics/World_Oil_Transit_Chokepoints