PISTA DE POUSO E DECOLAGEM E O VENTO

O comprimento da pista de pouso e decolagem afeta significativamente o custo para a implantação de um aeroporto e estabelece as famílias de aeronaves (com características semelhantes) que podem operar regularmente e com segurança. Portanto, o comprimento da pista pode ser definido quando se deseja receber uma determinada aeronave de grande porte que necessite de pista mais longa.

Na definição da pista de pouso e decolagem devem ser considerados os pesos brutos de pouso e decolagem das aeronaves, altitude do aeroporto, temperatura máxima diária média no aeroporto, declividade da pista, etc. Além disso, a orientação da pista deve estar na direção do vento dominante ou que alcance uma cobertura de vento mínimo de 95%.

A aeronave necessita de extensão de pista para conseguir acelerar até atingir a velocidade necessária para levantar voo. Na aterrisagem o maior comprimento de pista importa, principalmente, quando as condições de tempo são insatisfatórias e ela se torna escorregadia.

Para se calcular o desempenho da decolagem, deve-se considerar o vento. “Os aviões normalmente decolam com vento de proa, a menos que obstáculos no entorno do aeródromo ou procedimentos do controle de tráfego aéreo exijam algo diferente. Dessa forma, a consideração do vento na decolagem tende a ser um fator benéfico ao desempenho do avião”. (ANAC, 2022)

Segundo a ANAC, o vento de proa é o aquele que vem de frente, isto é: “vento que sopra numa direção oposta àquela em que o objeto está se movendo em relação à superfície da terra”. Ou seja, o vento de proa retarda a velocidade da aeronave em relação com a superfície do solo.

TAMANHO IDEAL DA PISTA DE POUSO E DECOLAGEM

O comprimento da pista de pouso e decolagem geralmente varia entre 2,4km e 3,9km. Desse modo, quanto maior a aeronave, maior o comprimento de pista necessário. O gigante Airbus A380 quando está totalmente carregado necessita de cerca de 3,0km de pista e seu concorrente Boeing 747-8 necessita de 3,1km.

TIBET E RIO DE JANEIRO

A maior pista do mundo está no Tibet, possui 5,5km e o extenso comprimento é devido à elevada altitude local.

pista-de-pouso-e-decolagem-tibet
Pista do Aeroporto de Lhasa, Tibet.

Por fim, uma das pistas mais bonitas do mundo é do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, próximo ao Aterro do Flamengo e com uma vista espetacular. Sendo assim, a pista com apenas 400m, é muito curta e constitui-se um grande desafio para os pilotos.

pista-de-pouso-e-decolagem-santos-dumont

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/como-as-aeronaves-enfrentam-mas-condicoes-de-tempo/

Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/o-que-nos-faz-gostar-de-um-aeroporto/

Fascinados por Transportes

Referência

Anacpedia, disponível em https://www2.anac.gov.br/anacpedia/por_ing/tr5101.htm

ANAC Instrução Suplementar 121-017. Aprovada em agosto de 2022.

HOEL, L. et al. Engenharia de Infraestrutura de Transportes. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 598p.