Os ônibus em Madrid são operados pela EMT Empresa Municipal de Transportes de Madrid. São mais de 2000 ônibus que operam das 5:30 as 23:30, cobrem uma extensa área da cidade, são limpos, seguros, eficientes e também acessíveis a pessoas com limitações de mobilidade.
Portanto, através do site https://www.emtmadrid.es/EMTBUS/NavegaporMadrid pode-se consultar mapa interativo que permite verificar a melhor rota entre dois pontos, tempo de espera dos ônibus, localização de estacionamentos de carros, etc.
Atualmente há 28 linhas de trens noturnos que cobrem boa parte da cidade, chamados de “Búhos” (corujas) e funcionam todas as noites das 11:55pm até as 5:50am.

ÔNIBUS SÓ PARAM NOS PONTOS SE PASSAGEIROS AVISAREM
Muitos pontos de ônibus possuem display eletrônico informando o tempo de espera até o próximo ônibus. Contudo, atenção, eles só param no ponto se alguém acenar a mão, caso contrário, passam direto. Estando dentro do ônibus, também é necessário apertar com antecedência o botão avisando para ele parar no próximo ponto, senão ele passa direto! Outra particularidade é que os passageiros entram em fila, um a um.
Os ônibus possuem ar condicionado, aquecimento e wi-fi grátis. Os que rodam dentro da cidade são azuis, os que viajam entre cidades são verdes e os que operam a linha expressa para o aeroporto são amarelos. Estes ônibus expressos do aeroporto funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana, saem a cada 15/35 minutos e o pagamento pode ser por cartão de banco ou celular.
Assim também, há inúmeros outros trajetos específicos: ônibus escolares, de turismo, de fábricas, etc.
ÔNIBUS REQUER INVESTIMENTOS MÍNIMOS PARA ATENDER MUITOS
De acordo com a ACEA Driving Mobility for Europe, 56% de todas as jornadas de transporte público na União Europeia é feita por ônibus urbanos e suburbanos. Dentre os tipos de transporte público, o ônibus é o que apresenta melhor custo-eficiência, afinal, ele é flexível, e requer investimentos mínimos para novas linhas e rotas.
Os ônibus promovem inclusão social ao proporcionarem/facilitarem o acesso ao serviço, educação e cuidado com a saúde a uma grande faixa da população. incluindo pessoas que não dirigem, com menor poder aquisitivo, pessoas mais velhas, com dificuldades de locomoção e aquelas que vivem em áreas mais distantes (subúrbio ou área rural).
MOBILIDADE VERDE
Finalmente, maiores investimentos em transporte público/ônibus servem para transportar mais pessoas, diminuir congestionamentos e acidentes, assim como, necessitar de menor infra estrutura de vias. Os ônibus possuem a menor pegada de carbono/passageiro do que qualquer outra forma de transporte motorizado. Além disso, se o ônibus for elétrico, ou movido a energia limpa, melhor ainda, e este é um mercado que está crescendo no mundo.
Há anos a Câmara Municipal de Madrid compromete-se com a mobilidade verde, a fim de melhorar a qualidade de vida e do ar da cidade. Inclusive possui metas para eliminar todos os ônibus a diesel da frota.
No final de 2023, o Portal da Mobilidade da Europa publicou que a EMT acabara de receber 100 novos ônibus elétricos, para entrarem na frota em 2024.
Segundo o Portal da Mobilidade da Espanha, a atual frota de Madrid consiste de 2.038 ônibus, sendo que nenhum é a diesel. Sendo assim, do total, 1.811 são a gás natural comprimido, 5 são plug-in híbridos e 222 são 100% elétricos. A meta é que até o final de 2025, 25% da frota seja de ônibus elétricos (na EU apenas 1,4% são ônibus elétricos).
Além disso, convém destacar que a idade média da frota de ônibus de Madrid é de 4,5 anos. É a segunda mais nova da Europa, atrás apenas de Berlim (a frota média da União Europeia é de 12,7anos). Ao lado de Paris e Londres, ao final de 2024 Madrid aparecerá como uma das capitais europeias com maior número de ônibus elétricos. Por fim, há um projeto maior em andamento para a aquisição de ônibus movidos a hidrogênio, inclusive com a construção de estação de hidrogênio.
Fascinados por Transportes
ACEA European Automobile Manufacturers’ Association. Planilha com dados dos ônibus. Disponível em: https://www.acea.auto/files/ACEA_fact_sheet_buses.pdf
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/transporte-uebano-nos-eua/