Conversão de aeronave ocorre quando se faz modificações na estrutura da aeronave para que ela passe a ter outro uso, diferente do original.
Sabemos que sempre que muita gente está perdendo dinheiro, tem um outro lado ganhando muito dinheiro. Na época da pandemia do COVID não poderia ser diferente e todos sabem quais setores tiveram faturamentos astronômicos. Mas também ocorreram oportunidades de negócios menos óbvias e até inesperadas.
Em função do pânico generalizado, o setor aéreo enfrentou a maior crise de sua história, pois ninguém queria entrar em avião. Centenas de aeronaves entraram na aposentadoria e começamos a ver imagens inacreditáveis de cemitérios de aeronaves no deserto.
Porém, o crescimento das vendas online e a necessidade de enviar produtos urgentes por aeronaves provocaram um boom do transporte de carga aérea, fazendo que cerca de 1/3 das receitas das companhias aéreas viessem pelo transporte de produtos, durante a pandemia. E continuou posteriormente, pois os consumidores mantiveram-se estimulados a comprar online.
AERONAVES DE PASSAGEIROS CONVERTIDAS PARA CARGAS
E então surgiu a necessidade de mais aviões de carga, uma oportunidade de negócios para aqueles com altíssimo poder aquisitivo. Especialmente para a conversão de aeronaves de passageiros para carga, pois 67% dos aviões de carga são conversões, onde Boeing e Airbus, que dominam o mercado, tem feito conversões por mais de 40 anos.
Uma empresa que tem se destacado neste seleto segmento é a norte-americana Mammoth, fundada em dezembro de 2020 (no meio da pandemia) especialmente para projetar, desenvolver, converter e apoiar o desenvolvimento de conversões de aeronaves de passageiros para carga. O avião de lançamento foi o Boeing 777, modelo que a empresa possui licença da Boeing e certificação para fazer as conversões.
A conversão de uma aeronave leva meses (Boeing 777 são 4 meses) e dezenas de pessoas são envolvidas no processo. Inicialmente são retirados bancos, lavatórios e outras instalações, depois entra a trabalhosa etapa de reforço do piso com vigas de alumínio e o corte/aumento da porta para entrada das cargas. (Boeing 777 passa a transportar 100 ton.) O processo de conversão pode custar mais de US$30 milhões/aeronave.
Fascinados por Transportes
Saiba mais sobre a Mammoth: https://www.mammoth777.com/about
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