CONHECENDO O BRT E METROCABLE DA COLOMBIA

O BRT Transmilenio e o Metrocable da Colombia são dois sistemas de transportes especiais deste texto.

Fascinado por transportes, o curioso Mr.S. decidiu viajar para a Colômbia e conhecer o BRT de Bogotá e o Metrocable de Medelin. Embora Medelin tenha passado de cidade mais violenta do mundo para a mais inovadora, Mr.S. conhecia as disputas sangrentas travadas entre os narcotraficantes do Cartel de Medelin e do Cartel de Cali nos anos 80 e 90. Dentre outras histórias, ele sabia que Pablo Escobar, rei da cocaína e líder do Cartel de Medelin, costumava mandar carta para as suas vítimas convidando-os para os seus próprios funerais, e que realmente aconteciam na data marcada.

Após alguma reflexão, Mr.S. convenceu-se que aquilo fazia parte do passado. Tinha conhecimento que a infraestrutura de transportes, principalmente rodovias e longas redes fluviais com fiscalização precária, sempre foram usadas pelos traficantes para desenhar o mapa-múndi do comércio das drogas. Mapa redesenhado infinitas vezes com as rotas de escoamento de drogas mudando de acordo com as estratégias do próprio tráfico, onde uma rota muito utilizada em determinada época não tem valor algum, tempos depois.

Assim também, Mr.S. queria experimentar o célebre café colombiano; que sendo cultivado nas encostas das Cordilheiras dos Andes, em solo vulcânico fértil, com altitude elevada e vários microclimas, produzem sabores diferenciados aos amantes da deliciosa bebida.

AEROPORTO EL DORADO DE BOGOTÁ

O Aeroporto El Dorado de Bogotá movimentou 35,5 milhões de passageiros em 2022, superando em mais de um milhão o Aeroporto de Guarulhos, e tornando-se o mais movimentado da América do Sul. De acordo com o ranking Cirium de 2022 sobre pontualidade, o Aeroporto El Dorado figurou entre os dez aeroportos mais pontuais do mundo com 81% de seus voos partindo no horário (nenhum aeroporto brasileiro consta entre os dez).

Mr.S. desembarcou no Aeroporto de Bogotá usando um sofisticado traje escuro, que aliado à sua boa postura o deixavam ainda mais alto que o normal. Caminhando à procura do legítimo café colombiano, sentiu que teria desembarcado na Terra dos Gigantes, onde o único gigante era ele, cercado pelo reino dos pequeninos. Porém, o desconforto foi esquecido logo no primeiro gole do café Juan Valdez, onde se entreteve com a colorida decoração do lugar que explicava as várias etapas da fabricação de café.

CÃES FAREJADORES

Então Mr.S. notou que o alto número de policiais no aeroporto parecia ser superior ao de passageiros, e eles estavam acompanhados por inúmeros cães farejadores que circulavam diligentemente por todos os lados. Os grandes cães usavam colete tático cáqui do mesmo padrão do uniforme cáqui dos policiais de baixa estatura, formando um curioso jogo de tamanhos. Ainda assim, até os detalhes verde oliva da roupa dos cães eram iguais aos da polícia.

Os cães farejadores atuam com a polícia em vários lugares do mundo e são treinados para detectar drogas, armas, munições, etc., tornando-se essenciais em inúmeras operações. Eles têm olfato 50 vezes maior que dos homens e as melhores raças são o pastor alemão, labrador e rottweiler. Além do bom olfato, os farejadores devem possuir lealdade, obediência, energia e coragem; e são treinados desde pequenos para identificar e buscar itens especiais. Enfim, os policiais são preparados para atuar junto com os cães farejadores e costumam desenvolver forte vínculo de parceria e confiança com os animais.

MULAS

As polícias operam em portos e aeroportos para fiscalizar as fronteiras de seus países. Nos aeroportos percebe-se a grande criatividade das ‘mulas’ em acondicionar e transportar as drogas, que podem ser: ingerindo a droga para depois ser retirada na excreção, colada ao corpo, dentro de imagens religiosas, em capas de livros infantis, etc.

Entre um gole e outro de café, Mr.S. observava discretamente as pessoas, tentando identificar uma ‘mula’. Então viu um homem que, a primeira vista, tinha zero biotipo de tenista carregando uma sacola com duas raquetes. Haveria em sua bagagem alguma vestimenta ou acessório que o validasse como tenista? Estariam os cabos das raquetes cheios de drogas? Afinal, quantos suspeitos estariam circulando naquele e em outros aeroportos com passaportes recentes, desacompanhados, com motivos fúteis de viagem e bilhetes aéreos de última hora?

Como o voo para Medelin seria apenas no final do dia, Mr.S. decidiu almoçar no centro de Bogotá, em um local que servia crocantes patacones. Sendo assim, fez o trajeto do aeroporto para o centro usando o renomado BRT Transmilênio.

Ainda assim, olhou mais uma vez para as duas longas pistas do aeroporto, com extensão de 3.800m cada, e ainda consideradas dentre as maiores do mundo. Mas ele sabia que uma das pistas mais curtas do Brasil, do Aeroporto Santos Dumont na Baía da Guanabara, com apenas 1.323m, oferece a aterrisagem mais bonita de todas.

BRT TRANSMILÊNIO

BRT, sigla de Bus Rapid Transit, é um sistema de transporte público que funciona como metrô sobre rodas ou evolução dos ônibus. Os carros especiais de BRT circulam em corredores separados e constituem um típico transporte de massa em metrópoles. Em função das paradas reduzidas e não enfrentarem congestionamentos, eventualmente é mais rápido e barato ir de BRT do que de táxi ou carro.

Assim que comprou a passagem, Mr.S. entrou no ônibus biarticulado, pensando os patacones crocantes; quando, de repente, ouviu um estridente som de apito. Embora o ônibus já começasse a se movimentar, ainda viu pela janela a mulher na plataforma que apitava apontando as mãos para um homem correndo. Viu cartazes afixados no BRT sobre a campanha Pita e Avisa! que orientava as mulheres a viajar com um apito e usá-lo se fossem vítimas de algum tipo de violência.

Nos transportes de massa aumenta a possibilidade de assaltos e atos constrangedores, cabendo à administração fiscalizar e monitorar o local, e implantar campanhas educativas. Mr.S. sabia que este problema era antigo e sorriu ao lembrar da sua finada avó. Ela contava que nos anos 70, quando pegava ônibus em São Paulo, carregava um alfinete de fralda de bebê, que espetava os passageiros mais afoitos.

BRT-e-metrocable-colombia
Conhecendo o BRT e Metrocable da Colombia – BRT Transmilenio
BRT DE BOGOTÁ INSPIRADO NO BRT DE CURITIBA

Em 2000 ocorreu a inauguração do BRT Transmilênio, que teve inspiração no eficiente sistema integrado de transportes de Curitiba que entrou em operação em 1.970. Porém a capacidade de transporte do Transmilênio é superior, principalmente pelo maior tamanho dos ônibus e existência duas faixas em cada sentido permitindo ultrapassagens entre os ônibus.

Mr.S. se deteve algum tempo observando a entrada e saída das pessoas nos ônibus. Constatou que o fato de as estações possuírem pavimento no mesmo nível do piso do ônibus, sem degraus, realmente facilitava o acesso das pessoas. Principalmente dos idosos, mulheres com crianças e pessoas carregando malas ou sacolas. As portas largas dos ônibus também colaboravam para o deslocamento rápido e seguro do grande número de usuários. Mr.S. se surpreendeu que, embora os ônibus fossem grandes, possuíam poucos assentos e a maioria dos passageiros viajava em pé.

Com mais de 20 anos de operação, o Transmilênio enfrenta algumas dificuldades. Ele possui manutenção insuficiente e o excesso de pessoas nas horas de pico gera reclamações dos usuários. Porém, este é um problema dos transportes de massa, que não podem superdimensionar o sistema aliviando as horas de pico, e deixá-los vazio nos outros períodos. No caso do Transmilênio, que transporta mais de dois milhões de pessoas por dia, os ônibus ficam cheios em quase todos os horários.

CONHECENDO O METROCABLE: TELEFÉRICO DE MEDELIN

Mr.S. chegou em Medelín a noite, e no caminho para o hotel pediu para o taxista parar um tempo na Plaza Cisneros. Com suas 300 esbeltas colunas iluminadas, de 24m de altura, oferecia um cenário mágico que somente uma floresta de luzes no meio da área urbana poderia conceder. Assim, por muitos anos a praça fez parte do mercado municipal. Posteriormente foi local de usuários de drogas, até ser revitalizada e virar um ponto turístico imperdível.

Após alguns acertos com o crime, várias ações de revitalização de áreas e investimentos em transportes, começou a transformação de Medelin. Em 2013, ganhou um concurso internacional e foi eleita a cidade mais inovadora do mundo, recebendo holofotes da mídia de vários países. Nada mal para quem, nos anos 90, entrou no ranking de cidade mais violenta do mundo, onde os narcotraficantes ofereciam atraentes recompensas para assassinar policiais, autoridades e outras pessoas. Inclusive havia uma tenebrosa tabela do crime onde se determinavam os valores de acordo com o alvo.

Em 2001 o Metrô de Medelin apresentou uma proposta para inserir linhas de teleféricos à estrutura existente do metrô, a fim de atender à população da periferia moradora das comunas (favelas). A proposta foi aprovada, pois os teleféricos são os equipamentos mais adequados para atender áreas remotas com relevos altos. Em 2004 inaugurou-se a primeira linha do Metrocable. Posteriormente, entraram em ação os PUI Planos Urbanos Integrados que consistiam em estruturas urbanas (parques, bibliotecas, etc.) nas áreas de influência direta dos teleféricos.

BRT-Metrocable-Colombia
Conhecendo o BRT e Metrocable da Colombia – Estação Villa Sierra do Metrocable
INFRAESTRUTURA QUE BENEFICIOU MORADORES

As obras de desenvolvimento nas imediações do teleférico criaram uma infraestrutura que beneficiou os moradores. A região, antigamente dominada pela violência e narcotráfico, virou área turística; fazendo com que a administração pública também realizasse outras melhorias naquele espaço da cidade, até então esquecido.

Embora os moradores tenham participado na identificação dos problemas e definição de estruturas a serem construídas, eles não usufruem totalmente dos teleféricos, pois os preços das passagens são incompatíveis com a situação financeira de muitos, e a capacidade de transporte é insuficiente para a quantidade de pessoas.

A ampliação do sistema ocorreu ao longo dos anos, hoje compreendendo 5 linhas de cabos aéreos (denominados H, J, K, L, M) com o total de 12km de extensão. A sexta linha, P, está em construção. Também há escadas rolantes externas que facilitam o acesso às partes altas dos morros. Os teleféricos encurtaram as distâncias das comunas ao centro da cidade, mas também facilitaram o sentido inverso, levando turistas do centro para as comunas.

ESCADAS ROLANTES E BOTERO

E foi em uma das escadas rolantes do morro que encontrei Mr.S., ávido por desobedecer a orientação de caminhar apenas nos trajetos turísticos das comunas, e sedento por se enveredar por tortuosos e estreitos caminhos morro adentro. Com dificuldade, consegui convence-lo do perigo e que poderia comprometer nossos próximos dias de viagem.

Saindo de lá, caminhamos um longo tempo pela Plaza Botero, onde pudemos dividir nossas histórias enquanto admirávamos as esculturas em bronze de pessoas gordinhas do artista Fernando Botero. Jantamos em um agradável restaurante e na manhã seguinte, enfim, saímos bem cedo para iniciar nossa aventura pela região cafeeira da Colômbia.

Silvia Guimarães

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/conhecendo-o-metro-de-londres/

Referência

MACIEL, M.M.C.C. Atuação do Núcleo de Combate ao Tráfico Internacional de Drogas no Aeroporto de Fortaleza. Cadernos ANP. Academia Nacional de Polícia. Brasília, 2012. 71p.

Site do Metro de Medelin. https://www.metrodemedellin.gov.co/

Polícia Rodoviária Federal. Conheça o K9 Kaleo – o Novo Mascote da PRF na Bahia. Publicada em 10.03.2021.

Por que o café colombiano é tão famoso? https://blog.ucoffee.com.br/cafe-colombiano/

ZERBINATO, I. et al. Gestão e Planejamento Urbano em Medellín. Revista Ímpeto, Maceió, n.11, dez. 2021.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *