Conheça o Airbus A380, preferencialmente pela Emirates que é a companhia aérea que possui a maior frota deste modelo. Ela fica sediada em Dubai, Emirados Árabes e é uma das principais companhias aéreas do mundo. No ranking skytrax, a Emirates apareceu várias vezes como a melhor companhia aérea mundial, mas ultimamente os primeiros lugares estão entre a Qatar Airways, Singapore Airlines e All Nippon Airways.
A classe econômica do Airbus A380 da Emirates é muito boa. Além de mais espaço e conforto, as telas de entretenimento são grandes e oferecem extensa programação, atualizada e de qualidade. A refeição é saborosa e farta. Existem vários diferenciais para agradar os passageiros: decoração interna, cremes e sabonetes de ótimas marcas, cobertores e fones de ouvido de qualidade superior, etc.
CONFIGURAÇÃO INTERNA DA AERONAVE
A configuração interna do AirbusA380 é feita conforme o pedido da companhia aérea compradora, mas como regra geral, ele leva cerca de 520 passageiros quando há três classes ou 820 passageiros se houver apenas a classe econômica. A aeronave possui dois andares, ficando a classe econômica no piso inferior e as classes executiva e primeira classe no piso superior. A área total dos dois andares é de 550m2.
A pressurização diferenciada diminui a fadiga na viagem, as janelas são maiores e as poltronas mais confortáveis do que das aeronaves convencionais. Assim também, são diferenciais o maior espaço interno da cabine, ruído reduzido e iluminação mais agradável. A aeronave possui 220 janelas e 16 portas.
Na classe executiva há cabines mais espaçosas, e bar com petiscos e bebidas exclusivas onde é possível ficar à mesa ou no sofá. Assim também, há um sofisticado spa onde com diferentes tratamentos de beleza.
Geralmente as salas de embarque e os procedimentos de entrada e saída dos passageiros do andar superior são separados dos passageiros do andar inferior. Desse modo, proporcionando mais privacidade aqueles com maior poder aquisitivo.
TAMANHO DO AVIÃO E TIPO DE AEROPORTOS
Não é qualquer aeroporto que pode receber o Airbus A380, mas cerca de 400 ao redor do mundo possuem instalações compatíveis para recebe-lo.
As asas são responsáveis por manter o avião em voo, pois elas fazem com que a força de sustentação (para cima) seja maior que a força da gravidade (para baixo). A envergadura é a distância em linha reta entre os extremos das duas asas da aeronave. Ela é reponsável por sustentar o peso da aeronave no ar, porém se for muito longa, traz complicações para a movimentação em solo, entre as instalações do aeroporto.
A envergadura ideal para sustentar o Airbus A380 seria de 90m, mas teva a redução para 80m para se ajustar aos aeroportos. Sendo assim, ele não opera em aeroportos menores, que necessitariam ampliar as pistas de taxiamento e fingers para um deslocamento seguro.
Apesar do grande peso do gigante Airbus A380, não é necessário reforçar os pavimentos dos aeroportos, pois ele tem 22 rodas que distribuem a pressão sobre o solo.
MERCADO DE AERONAVES
Como resultado da alta complexidade, a conclusão do projeto do Airbus A380 demorou dez anos, sendo que o primeiro voo comercial aconteceu no final de 2007, entre Singapura e Sidney. No longo tempo entre a concepção original e a entrega da aeronave, ocorreram mudanças no mercado, dificultando as operações do A380. O setor aéreo que estava superaquecido sofreu com as crises econômicas, sendo obrigado a oferecer soluções de menor custo para reter os passageiros.
Os altos valores de manutenção, associado a dificuldade de lotar um avião com 500 passageiros por voo afetaram as vendas do A380. Assim também, várias rotas entre megacidades se fragmentaram e foram substituídas por rotas entre cidades menores, com menos passageiros e aeroportos menores, prejudicando o A380.
Enfim, a soma destes motivos, aliado à falta de pedidos e cancelamentos de encomendas pelos clientes, a Airbus já anunciou o fim da fabricação dos aviões A380. Entretanto, ainda é possível que se conheça o Airbus A380, pois ainda continuarão nos ares por muito tempo.
Fascinados por Transportes
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/helicopteros-top-5/
Conheça a Ferrovia Transiberiana, a maior ferrovia do mundo: https://fascinadosportransportes.com.br/conheca-a-ferrovia-transiberiana/