COMO VENEZA FOI CONSTRUÍDA

Como Veneza foi construída?

Na época das invasões bárbaras, o povo estava à procura de local seguro para morar. A região da laguna mostrou-se ideal, pois formava-se por inúmeras pequenas ilhas, e por ser rasa, dificultava a chegada de embarcações inimigas. Assim, os primeiros venezianos foram morar nas pequenas ilhas, onde começaram a formar micro vilas, onde construíam uma igreja no centro e casas ao redor. Desse modo, através de pontes rudimentares eles passavam de uma vila/ilha para outra.

Com o passar do tempo, foi necessário mais espaço para a construção de outras casas, e a solução foi construir porções artificiais de terra sobre a água (aterro). Porém, além das áreas serem descontínuas, a composição era de mar e terra em constante movimento. Portanto, para resolver o problema, os venezianos instalaram milhares de tocos de madeira no mar, que se apoiavam em uma camada submersa de argila. Desse modo foi possível estabilizar as fundações das construções.

IMENSA FLORESTA SUBMERSA

Afinal, a madeira não apodrecia na água pois ficava sem oxigênio, e também contribuía para a sua durabilidade o fato de estar envolvida por lama com alta concentração de mineral. Assim, os troncos absorveram a lama, petrificando-os. Dessa maneira, as construções ficaram apoiadas em milhares de troncos de árvores petrificados, como se fosse uma imensa floresta submersa.

como-veneza-foi-construída-fundação

Na fundação da famosa Praça da Catedral de São Marcos, com a sua alta torre, há mais de 100.000 troncos. Contudo, o mais impressionante é a Basílica de Nossa Senhora da Saúde, em mármore, construída sobre um milhão de troncos.

Atualmente há entre 8 e 10 troncos/m2 na cidade. É interessante saber que em várias edificações antigas, a fundação submersa custou mais caro que a parte habitada.

Assista o vídeo no meu canal e saiba Como Veneza foi construída: https://youtu.be/Lt0scnkshxk

Fascinados por Transportes

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/por-que-navios-de-cruzeiro-ainda-param-em-veneza-se-estao-proibidos/

Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/gondolas-em-veneza/

Fique por dentro: https://fascinadosportransportes.com.br/ponte-vasco-da-gama/