Os drones estão mudando o mundo e cada vez mais estão presentes na sociedade. Além das conhecidas atuações em guerras e questões geopolíticas, seguem algumas outras aplicações.
DRONES DE NÃO COMBATE NA GUERRA DA UCRÂNIA
Na Guerra da Ucrânia, os drones de não combate desempenham um papel fundamental entregando sangue, medicamentos e itens de primeira necessidade nas linhas de frente de batalha. Assim também, eles detectam minas terrestres pelo ar e apoiam na prestação de serviço médico e ajuda humanitária.
A empresa canadense Draganfly tem ocupado posição de destaque na prestação destes serviços para a Ucrânia, fornecendo drones e treinamentos para usos em diferentes missões. Várias tarefas onde antes se necessitava de aeronaves tripuladas, hoje estão sendo realizadas por drones.
Mas, atenção! Embora o marketing das empresas de drones seja muito convincente, eles não substituem as aeronaves tripuladas em 100% dos casos. Afinal, sempre podem ocorrer problemas com chuvas, ventos fortes, colisão com pássaros, etc.
Cada tecnologia tem o seu melhor campo de atuação, possibilidades e adequações. De qualquer maneira, o impacto dos drones na prestação de serviços é fantástico, e forças de defesa ao redor do mundo estão redirecionando suas verbas para usar pequenos drones; e não apenas em esforços de guerra, mas também para ajuda humanitária e médica, logística, etc.
DRONES NA ENTREGA/DELIVERY
Embora ocorram inúmeras entregas feitas por drones, eles não atendem 100% dos casos, pois há diferentes parâmetros a considerar. Por exemplo: dependendo do tamanho e tipo do objeto em trânsito, as entregas por drones não funcionam. Por outro lado, eles são úteis em áreas rurais/remotas, regiões montanhosas, semi desérticas, etc.
No caso de entregas comuns de lanches/encomendas nas cidades, deve-se analisar: tamanho e peso do objeto, tipo de rota, período de tempo, etc. A ideia do drone tocar a campainha e entregar o lanche/encomenda na porta de nossas casas ainda está meio distante. Depende se o trajeto for rota de aeronaves de aeroporto, se existirem instalações que não permitam sobrevoo de drone, etc. O ideal é que o drone pouse em um jardim/campo, sendo que áreas densamente povoadas muitas vezes não possuem este espaço livre.
Também deve ser considerada a existência de cachorros, piscinas, árvores, etc. Já ocorreram casos em que os sensores do drone não identificaram adequadamente o endereço de entrega do cliente e também onde o descarregamento da mercadoria do equipamento não foi satisfatório.
De qualquer maneira, há vários casos de sucesso em que apenas uma parte dos trajetos é feita por drones, que entregam as mercadorias em droneportos e, a partir daí, segue o sistema tradicional de entrega.
DRONES NA ÁREA MÉDICA
A empresa norte americana Matternet realiza entrega por drones de e-commerce, principalmente de amostras de exames médicos entre hospitais e/ou laboratórios. Sendo assim, como estes produtos são rapidamente perecíveis, devem ser transportadas em temperatura diferenciada, e a rapidez exigida para este transporte é mais indicada ao drone. Afinal, um veículo tradicional pode ficar preso em longos congestionamentos.
LOCAIS ONDE DRONES NÃO PODEM VOAR
Em vários locais os drones não podem voar, principalmente sobre áreas de segurança. Por exemplo: presídios, áreas militares, depósitos de combustíveis, barragens, etc. sem a autorização formal do responsável pela instalação, pois pode afetar a segurança de muitas pessoas.
Há inúmeros casos em vários países em que os drones entregam drogas, facas, armas e celulares nos presídios. Os presídios têm adotado tecnologias para detectar a chegada dos drones em suas instalações, mas nem sempre com sucesso.
DRONES NA AGRICULTURA
Os drones também têm atuado na agricultura. Desse modo, após acoplar a softwares, sensores e outros dispositivos específicos, eles têm uso em:
- Aplicação de sementes
- Pulverização de defensivos agrícolas
- Captura de imagens de alta resolução
- Monitoramento da área e identificação de focos de incêndio e de desmatamentos
- Acompanhamento do sistema de irrigação
- Detecção de falhas de plantio
- Contagem de plantas
Enfim, a tecnologia dos drones veio para ficar e, certamente, cada vez mais estas aeronaves não tripuladas nos prestarão importantes serviços.
Fascinados por Transportes
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/transporte-de-cargas-leves-em-londres/