CANTEIRO CENTRAL

Canteiro central é a área de uma rodovia que separa o tráfego que flui em direções opostas. Assim, além da separação física, o canteiro estabelece separação operacional, psicológica e estética. Entretanto, a criatividade, aliada a um desejo de melhor aproveitamento do solo, produzem usos indevidos do canteiro central, por exemplo: plantação de árvores, instalação de ciclovias, postos de serviços, etc.

De acordo com Hoel (2011) as principais funções dos canteiros centrais são:

  • Fornecer uma área de recuperação para veículos fora do controle,
  • Separar o tráfego oposto,
  • Fornecer áreas de parada em situações de emergência,
  • Fornecer áreas de acumulação para as conversões à esquerda e retorno,
  • Fornecer refúgio aos pedestres,
  • Reduzir o efeito do brilho dos faróis,
  • Fornecer faixas temporárias e trechos que permitam a passagem entre as duas pistas durante as operações de manutenção,
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Os canteiros podem ser nivelados, rebaixados ou elevados. Sendo assim, os nivelados são normalmente usados em áreas urbanas e os rebaixados em vias expressas e rodovias para facilitar a drenagem das águas superficiais das pistas.

A fim de atender questões de segurança é desejável que o canteiro seja o mais largo possível, mas evidentemente deve-se ponderar os custos e a existência de outros elementos da via. Eventualmente, quando o espaço é reduzido,pode-se substituir a existência do canteiro por apenas marcações na pista (canteiro fictício).

DEPARTAMENTO RODOVIÁRIO FEDERAL DOS EUA

De acordo com o Departamento de Transportes dos EUA, Administração Rodoviária Federal, acidentes com pedestres correspondem a 17% de todas as mortes anuais de trânsito. Sendo que, desse montante, 74% ocorre em locais que não são cruzamentos. Portanto, para que o pedestre atravesse uma rodovia com segurança, ele deve estimar a velocidade do veículo, determinar o intervalo de tráfego aceitável de acordo com a velocidade de sua caminhada e também prever a trajetória do veículo. Desse modo, a instalação de canteiros ou ilhas de refúgio de pedestres ajudam a melhorar a segurança, permitindo, assim, que o pedestre atravesse uma direção de tráfego por vez.

Fascinados por Transportes

HOEL, L. et al. Engenharia de Infraestrutura de Transportes. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 598p.

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/defensas-metalicas/

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Leia também: https://highways.dot.gov/safety/proven-safety-countermeasures/medians-and-pedestrian-refuge-islands-urban-and-suburban-areas