Canteiro central é a área de uma rodovia que separa o tráfego que flui em direções opostas. Assim, além da separação física, o canteiro estabelece separação operacional, psicológica e estética. Entretanto, a criatividade, aliada a um desejo de melhor aproveitamento do solo, produzem usos indevidos do canteiro central, por exemplo: plantação de árvores, instalação de ciclovias, postos de serviços, etc.
De acordo com Hoel (2011) as principais funções dos canteiros centrais são:
- Fornecer uma área de recuperação para veículos fora do controle,
- Separar o tráfego oposto,
- Fornecer áreas de parada em situações de emergência,
- Fornecer áreas de acumulação para as conversões à esquerda e retorno,
- Fornecer refúgio aos pedestres,
- Reduzir o efeito do brilho dos faróis,
- Fornecer faixas temporárias e trechos que permitam a passagem entre as duas pistas durante as operações de manutenção,

Os canteiros podem ser nivelados, rebaixados ou elevados. Sendo assim, os nivelados são normalmente usados em áreas urbanas e os rebaixados em vias expressas e rodovias para facilitar a drenagem das águas superficiais das pistas.
A fim de atender questões de segurança é desejável que o canteiro seja o mais largo possível, mas evidentemente deve-se ponderar os custos e a existência de outros elementos da via. Eventualmente, quando o espaço é reduzido,pode-se substituir a existência do canteiro por apenas marcações na pista (canteiro fictício).
DEPARTAMENTO RODOVIÁRIO FEDERAL DOS EUA
De acordo com o Departamento de Transportes dos EUA, Administração Rodoviária Federal, acidentes com pedestres correspondem a 17% de todas as mortes anuais de trânsito. Sendo que, desse montante, 74% ocorre em locais que não são cruzamentos. Portanto, para que o pedestre atravesse uma rodovia com segurança, ele deve estimar a velocidade do veículo, determinar o intervalo de tráfego aceitável de acordo com a velocidade de sua caminhada e também prever a trajetória do veículo. Desse modo, a instalação de canteiros ou ilhas de refúgio de pedestres ajudam a melhorar a segurança, permitindo, assim, que o pedestre atravesse uma direção de tráfego por vez.
Fascinados por Transportes
HOEL, L. et al. Engenharia de Infraestrutura de Transportes. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 598p.
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