As barreiras de concreto no canteiro central de rodovias protegem contra a invasão de veículos na pista oposta, diminuindo a incidência de acidentes causados por choques frontais. Quando instaladas nas margens das vias protegem os veículos desgovernados de situações de perigo, principalmente se houver alta declividade do aterro e existência de algum objeto fixo na margem da rodovia.
Historicamente, as barreiras de concretos surgiram pela necessidade de impedir travessias de pedestres pelas rodovias, pois são obstáculos mais intransponíveis que as defensas metálicas.
O uso de barreira de concreto em situações de tráfego intenso e contínuo é satisfatório. Principalmente em canteiros centrais, por exigir menor trabalho de conservação. De qualquer maneira cada caso tem as suas particularidades. A instalação de defensa metálica costuma ter maior rapidez e menor custo do que a barreira de concreto. Também há restrição quanto ao aspecto estético pesado que as barreiras de concreto provocam, porém um pequeno espaço de ajardinamento entre elas já provoca melhorias.
O uso de barreiras de concreto pré-moldadas requer o adequado ancoramento no solo. Além disso, elas devem possuir peso suficiente para não se arrastarem nos casos de colisão. Adicionalmente, também há o caso de barreiras pré-fabricadas móveis que podem ser móveis quando isto for necessário. Isto pode ocorrer quando for alterar o número de faixas devido à manutenção ou alguma outra situação especial.
No planejamento da instalação das barreiras de concreto em rodovias é importante verificar se há conflitos com sistemas de drenagem, tubulações ou outros elementos. Do mesmo modo, deve-se verificar se as vegetações na rodovia podem ser prejudiciais.
BARREIRAS EM RODOVIAS DE MATERIAL ABSORVENTE A IMPACTO
Por outro lado, também se apresenta a opção das defensas em rodovias que não sejam de concreto, mas de outro material mais emborrachado que consiga absorver e dissipar a energia de impacto da colisão. Desse modo, reduzindo as forças transmitidas ao veículo.
Leia mais em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0141029624003572
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Fonte: Por Vias Seguras. Barreiras Como Funcionam, publicada em fevereiro de 2009.