Com o eFuel a Porsche encontra a solução para manter a sofisticação e identidade da marca na era dos carros elétricos. O eFuel – combustível produzido em fábrica a partir do carbono retirado da atmosfera.
A Porsche acredita que cerca de 70% de todos os seus veículos fabricados ainda estão nas ruas. Além disso, a marca também é a favorita entre os colecionadores. Analistas da indústria dizem que este legado incorporado aos carros antigos, dão status e mística ao Porsche, carregando a reputação da marca às novas gerações dos amantes de carros.
A Porsche planeja tornar elétrico 80% de sua linha, mas alguns modelos simbólicos, especialmente o 911 não receberão a transição. “Ele define a marca e é um produto icônico. Devido à sua arquitetura, motor e muito do seu peso estar no eixo traseiro, não é fácil eletrificar se quiser manter as características de direção inalteradas”, falou Schwarz.
O Taycan, lançado em 2019, tem sido um sucesso duplo: pois representa 11% das vendas totais da Porsche e produz lucro, feito raro em um veículo elétrico. “Os carros elétricos são mais caros de serem produzidos, então a margem de lucro é menor”, diz Daniel Schwarz, diretor administrativo da Stifel. “E a Porsche conseguiu aumentar a participação dos carros elétricos e em paralelo aumentar da lucratividade”
PORSCHE INVESTE $100 MILHÕES EM eFUEL PARA MANTER CARROS NAS RUAS
Assim, a Porsche já investiu mais de $100 milhões no desenvolvimento do eFuel. A empresa informa que levará muito tempo para converter totalmente a sua frota global de 1,4 bilhão de veículos para carros elétricos. Sendo assim, decidiu seguir o caminho do novo combustível. No último março, a Comissão Europeia aprovou o eFuel como exceção em uma proposta de proibição de motores de combustão interna que vigorará em 2035.
“Com esta visão, temos uma nova alavanca, outra oportunidade de reduzir as pegadas de carbono nos carros de motor de combustão, disse Karl Dums, gerente sênior do eFuel da Porsche”. Dums foi um dos engenheiros que trabalhou no Taycan, o primeiro carro elétrico da empresa.
Porém os críticos do investimento de $100 milhões da Porsche nos eFuels argumentam que o combustível resultante será caro e ineficiente para competir com a eletrificação. “Honestamente não entendo porque alguns fabricantes de automóveis estão interessados nos eFuels porque isto não faz sentido na perspectiva de custo”, falou Stephanie Searle, diretor do ICCT Conselho Internacional de Transporte Limpo.
O grupo, sem fins lucrativos, pesquisa tecnologias para redução de carbono e espera que os custos dos carros elétricos continuem a cair e alcancem paridade de compra com os carros a gasolina e SUV entre 2025 e 2030. “O eFuel apenas torna os motores dos veículos de combustão interna mais caros” falou Searle. “Nós achamos que se os produzíssemos hoje, custaria cerca de $10/galão na bomba para os consumidores”.
Mas a Porsche diz que os custos podem alcançar níveis aceitáveis. Afinal, há consumidores dispostos a pagar mais para manter seus veículos clássicos e carros esportivos de luxo nas estradas por ainda vários anos.
O LENDÁRIO PORSCHE 911 FAZ 60 ANOS EM SETEMBRO DE 2023
Os atuais campeões de venda da Porsche são os SUV, bem distante do modelo 911 que criou a reputação da luxuosa marca. Afinal, trata-se de um carro esportivo pequeno, ágil e com motor traseiro.
Em setembro de 1963, quando surgiu no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt poucos poderiam prever o gigantesco impacto que o esportivo 911 da Porsche provocaria nas décadas futuras. Sendo assim, durante os 60 anos de vida foram produzidos mais de 1,2 milhão de Porsche modelo 911.
O primeiro Porsche 911 foi projetado por Ferdinand Porsche, filho do fundador da empresa. Na época ele alcançava a impressionante velocidade máxima de 250km/h e conseguia acelerar do zero a 100km/h em apenas nove segundos. De lá para cá os melhores projetistas da Porsche atualizaram e evoluíram o 911, mas que ainda mantém as características originais de proporcionalidade, curvas e estilo esportivo.
A adequabilidade do 911 a usuários com diferentes estilos de vida é resumida pela frase do fundador da Porsche: “O 911 é o único carro que se pode dirigir a partir de um safari na África até as pistas de Le Mans, depois ir ao teatro e passear pelas ruas de Nova York”.
Fascinados por Transportes
Fonte: Porsche.com./stories. A Brief History of Porsche 911.
FERRIS, Robert. Why Porsche is investing 100 milion on efuels. Publicado em 05. maio.2023. CNBC. Disponível em: https://www.cnbc.com/2023/05/05/why-porsche-is-investing-100-million-on-efuels.html
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/tesla-cybertruck-vs-porsche-911/
Saiba mais: https://www.porsche.com/brazil/pt/
Leia mais: https://fascinadosportransportes.com.br/o-mito-do-carro-eletrico/