Veneza possui duas partes: a continental (Veneza Mestre) e as ilhas (Centro de Veneza). Sendo assim, a principal ligação entre as duas partes é a Ponte da Liberdade, ponte rodoferroviária com 4km de extensão.
A Ponte da Liberdade termina na Piazzale Roma, que é um importante ponto de entrada do centro da cidade, onde chegam carros, ônibus e trens. Portanto, é o último lugar onde se consegue chegar por terra firme.
Veneza é composta por mais de 100 pequenas ilhas, entrelaçadas por diversos canais e ligadas por cerca de 400 pontes. Porém, andando por lá, não percebe quando saiu de uma ilha e entrou em outra.
NÃO É POSSÍVEL ANDAR DE CARRO, POIS NÃO HÁ RUAS EM VENEZA
Não é permitido o uso de carros no centro de Veneza, pois não há ruas tradicionais. O uso de carros é possível até a Piazzale Roma, onde há estacionamento para deixar os carros. As ruas são os canais e o transporte de pessoas e mercadorias ocorre por embarcações.
Para quem, como eu, adora conhecer os lugares andando a pé, Veneza é uma ótima opção. A cidade é pequena, extremamente bonita e cortada por inúmeras ruas que as vezes se transformam em estreitos labirintos, muito fáceis de se perder.
TRANSPORTE POR EMBARCAÇÕES
O transporte em Veneza, de pessoas e mercadorias, acontece por embarcações, onde até o transporte público da cidade é aquático. Vamos conhecer os principais.
Vaporetto – Ônibus
Vaporettos são barcos grandes que levam até 230 pessoas, atravessam todos os canais e circulam pela cidade transportando pessoas. É um transporte público e funciona 7 dias por semana e 24 horas por dia, os bilhetes são comprados nas estações.
Sendo assim, os vaporettos são os ônibus aquáticos de Veneza, possuem linhas regulares e pontos de parada. As principais linhas de navegação são a 1 e 2, Grande Canal e o Canal Giudecca, que cruzam o coração da cidade, conectando os pontos mais importantes.
Alilaguna – Balsa Pública
Alilaguna é a balsa pública e, portanto, o modo mais econômico de percorrer grandes distâncias. A frequência da alilaguna não é grande, desse modo, tornando determinados trajetos mais demorados.
Traghetto
O Traghetto é um tipo de gôndola grande, menos confortável que a gôndola tradicional e leva até oito pessoas. Portanto, ele só passa pelos canais onde não há pontes, é um transporte econômico, onde ainda se consegue tirar foto junto com o gondoleiro.
Water Taxi – Taxi Aquático
O water taxi é o meio de transporte mais rápido e confortável de Veneza, porém, também o mais caro. Possui assentos ao ar livre e espaçosas cabines estofadas de couro. Enfim, é um serviço de taxi que leva o cliente até o local desejado (quando for possível chegar).
Gôndolas
As gôndolas são o cartão-postal de Veneza e é a embarcação mais bonita do mundo. São pintadas de preto, possuem estofados sofisticados e ornamentação suave. Para quem não está no clima de fazer um romântico passeio a dois, a gôndola pode levar até quatro pessoas. O formato delgado das gôndolas facilita a navegação pelos sinuosos canais da cidade e anteriormente já chegou a ter mais de 10.000 gôndolas. Atualmente há cerca de 400 gôndolas, a maioria destinada aos turistas.

Assista o vídeo no meu canal do youtube para conhecer melhor Veneza:
Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/por-que-navios-de-cruzeiro-ainda-param-em-veneza-se-estao-proibidos/
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/como-e-morar-na-holanda/