Em 1863 inaugurou-se o Metrô de Londres, o primeiro do mundo. Atualmente é o quarto mais longo, atrás dos metrôs chineses de Shangai, Beijim e Guandjou.
Na época, poucos acreditavam na revolucionaria ideia de transportar passageiros abaixo das congestionadas ruas de Londres, afinal como as pessoas e os cavalos iriam respirar em baixo da terra? Ou seria construído um trem tipo tatu? A viabilização técnica do metrô mudou para sempre o modo como as pessoas se deslocam nas grandes cidades.
CARACTERÍSTICAS DO METRÔ DE LONDRES
O metrô de Londres possui 11 linhas que somam 402km de extensão, atendem 272 estações e transportam 1,35 bilhão de passageiros por ano. Seu horário de funcionamento é das 5:00 as 24:00, sendo que algumas linhas funcionam durante toda a noite às sextas e sábados. Desse modo, facilitam a vida das pessoas que trabalham ou passeiam. Juntamente com as estações de linhas noturnas, há ônibus noturnos.
As estações mais antigas do metrô podem causar um ligeiro mal estar, principalmente em horários de pico, que por serem estreitas e com alguns trechos mais baixos em arco, parecem acentuar a profundidade. As longas escadas rolantes colaboram com a sensação de viagem ao centro da Terra. Os trens mais antigos do metrô de Londres geram altos custos de manutenção e estão sendo substituídos por novos, com portas mais largas, menor consumo de energia, que oferecem viagens mais rápidas e confiáveis, maior acessibilidade e conforto aos usuários
HISTÓRIA DO METRÔ DE LONDRES
Para ligar Paddington (na época Bishop Road) a Farringdon Street construiu-se a primeira linha de metrô do mundo. Assim, aliviando as congestionadas ruas de Londres pela intensa movimentação de carruagens, carroças, cavalos, gados, feirantes, etc.
Após vários estudos e dificuldades vencidas, as obras foram iniciadas usando-se a técnica cut and cover que consistia em os trabalhadores abrirem uma imensa trincheira, escavar no sentido longitudinal, construir um túnel de tijolos e depois preencher a cava acima do túnel recém construído, recuperando o nível do solo. Para a abertura da extensa cava, seria preciso destruir as edificações ao longo do trajeto, então construiu-se as primeiras linhas de metrô abaixo de ruas existentes. As escavações eram rasas e para permitir a retirada de fumaça e vapor das máquinas, instalaram inúmeras saídas de gases.
Na virada do século XX, o desenvolvimento de locomotivas com tração elétrica permitiu maior profundidade dos tuneis sem a necessidade de demolir as construções existentes na superfície. Desse modo, nos próximos anos o foco foi fazer o metrô alcançar os subúrbios.
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