Transporte urbano nos EUA. Assista o vídeo com considerações sobre o transporte à luz de uma viagem que fiz para Miami em Fort Lauderdale em dezembro.2023.
ANDAR A PÉ
Definitivamente o EUA não é um lugar para quem gosta de andar a pé. Parece que o pedestre só tem vez em alguns bairros específicos das cidades, que funcionam como pequenas ilhas cercadas por vias de automóveis. É bem diferente da Europa. Londres, por exemplo, te convida o tempo inteiro a andar a pé e usar transporte público. Assi também, te desestimula de todas as maneiras possíveis a usar automóvel particular. No Brasil quem consegue fazer suas atividades a pé é um grande privilegiado. Pois além de não ter que enfrentar congestionamentos de carros, também não precisa lidar com falta de estacionamento ou transporte público lotado.
Em várias cidades norte-americanas são comuns as ruas tipo vias expressas, com várias pistas de carros nos dois sentidos. Há imensos cruzamentos com inúmeros semáforos, onde aos carros é possível fazer todos os trajetos e conversões possíveis, enquanto o pobre pedestre enfrenta enorme dificuldade para atravessar a rua.
STROADS
No canal Not Just Bikes há vídeos sobre as vias chamadas de “stroads” (street + roads/ monstrengo de ruas +estradas). Portanto, as “stroads” são feias, perigosas e os carros rodam em alta velocidade. Além disso, às margens de algumas stroads há calçadas estreitas e inseguras para quem se arrisca a caminhar ao lado dos carros em alta velocidade.
Algo muito comum nos EUA é o “mall” conjunto de poucas lojas térreas/amplas cercadas por espaçosos estacionamentos. O mall é bem menor que os nossos shopping-centers. Aliás isto é praticamente a regra: os malls ficam ao longo das stroads e os pedestres andam pelo estacionamento, pois não há calçadas.
Em Fort Lauderdale uma área levemente destinada aos pedestres é a sofisticadíssima rua Las Olas, com lojas e restaurantes requintados, onde displicentemente circulam Cadillac, Rolls-Royce, Bentley e outros veículos de luxo. Mas o pedestre de La Olas definitivamente não é um cidadão médio comum. Então, nas ruas há pouquíssimos pedestres e centenas de vagas para carros. Pedestre parece ser um animal exótico!
Já em Miami, nas ruas próximas a praia, há calçadas iguais às nossas e pessoas andando por lá. Mas Miami é uma cidade americana bem atípica, pois a presença de latinos é tão forte, que vários lojistas só atendem em espanhol e nem sabem falar inglês. Há pequenos espaços lá exclusivo para pedestres, tipo um mini calçadão, como a agradável área de restaurantes Espanhola Way e a sofisticada District Design. Desse modo, outro local com mais pedestres é o bairro Wynwood com vários grafites nos prédios e um espaço bem agradável para mostrar a arte de rua.
A VEZ DOS CARROS
Inúmeras vias de carros contam com manutenção tão boa que parece que tudo é recém inaugurado. Na estrada de Fort Lauderdale a Miami, e na própria Miami, o pavimento é excelente, sinalização, defensas, tudo funciona extremamente bem para o motorista de carro. São várias vias elevadas, que cruzam com outras, e outras mais altas que se conectam entre si como se competindo quem é a mais alta e mais confortável aos motoristas que rodam em alta velocidade.
Rodamos bastante e pagamos relativamente barato no combustível para encher o tanque para devolver o carro à locadora. Apesar de estarmos pagando em dólar, me surpreendi com o preço das corridas, me razoável em relação às grandes distâncias percorridas.
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