A história de Henry Ford começa em 1863, ao nascer em uma família de fazendeiros de classe média em Michigan, EUA. Desde menino queria encontrar uma maneira de amenizar o duro serviço do campo onde eram exigidos esforços máximos para alcançar resultados mínimos.
Aos 12 anos, andando na charrete com o pai, surgiu no caminho um monstrengo chamado locomóvel que parou para deixá-los passar. Ford ficou tão encantado em ver um veículo não puxado por animais que saltou da charrete e foi conversar com o condutor para entender como funcionava. Portanto, foi esta máquina que o fez estudar os veículos automotores.
“NADA É MUITO DIFÍCIL QUANDO É DIVIDIDA EM PEQUENAS TAREFAS”
Então, a partir daquilo, começou a adquirir peças de relógios e montou uma pequena oficina na fazenda com alguns pedaços de ferro. Desse modo, em pouco tempo, desmontando e montando relógios, já sabia tudo do assunto, preferia aprender mecânica na prática do que por livros.
Depois conseguiu trabalhar com locomóveis, que tinha visto aos 12 anos, mas logo percebeu que eram muito pesados, caros e poucas pessoas poderiam usá-lo. Ford queria um carro leve e largamente utilizado, um trator que aliviasse o trabalho pesado do campo.
“SOMENTE UMA COISA TRAZ A PROSPERIDADE: O TRABALHO ”
Ao mesmo tempo que trabalhava na fazenda, Ford gostava de ler revistas técnicas e construiu um motor de combustão interna em sua pequena oficina. Então, casou-se com Clara Bryant, por quem foi apaixonado a vida toda e, para melhorar a renda, foi trabalhar como engenheiro na Detroit Edison Company, empresa de Thomas Edison que era muito famoso e bem sucedido. A história de Henry Ford ficou marcada pela amizade com Edison, que duraria por longos anos, que posteriormente também teve a companhia de Harvey Firestone que fundou a indústria de pneus.
Desse modo, a noite e nos finais de semana, Ford trabalhava em sua oficina de casa, onde construiu o primeiro carro, um calhambeque a gasolina, em 1892. Rapidamente cresceu na empresa de Edison, mas decidiu sair de lá para investir em seu sonho de construir um carro.
Em 1899 entrou como sócio minoritário na Detroit Automobile Company, onde ele queria construir carros populares e os proprietários preferiam os sob encomenda para vender por alto preço. Posteriormente a empresa se tornaria a Cadillac Company, até hoje uma marca de luxo.
“MUITO DEPENDE DE AS PESSOAS ENTENDEREM O QUE SEJA OPORTUNIDADE, QUE NÃO É UMA BANDEJA DE PRATA, MAS FREQUENTEMENTE É UMA PÁ”
Em 1903, Ford saiu para montar sua própria empresa e como o público só tinha interesse em carros de corrida, a contragosto construiu dois carros de corrida: o 999 e o Flecha. Barney Oldfield, o destemido piloto do 999 venceu uma corrida com mais de 3km de vantagem em relação aos outros.
A Ford Motor Company nasceu com pouco capital e modestas instalações. Até então ele já havia construído 25 carros, sendo que 20 na Detroit Automobile.
Desde o início a Ford Motor se mostrou contra a tendência da época de que os automóveis seriam apenas para diversão. No primeiro anuncia afirmavam o propósito de lançar um automóvel que se destinasse a atender as necessidades da família, do comércio e das profissões liberais. Um veículo seguro, de fácil manejo, cômodo e com preço acessível.
“A FÁBRICA DEVE FINANCIAR A EMPRESA E NÃO O BANCO. O CAPITAL DEVE VIR DA PRÓPRIA EMPRESA, E NÃO DO BANCO”
A empresa foi crescendo e só comprava e vendia à vista, sem dinheiro de bancos. Após alguns anos, com a abertura do mercado europeu, tornou-se muito próspera e quando chegou a produzir 100 veículos/dia, os acionistas quiseram construir uma bela sede como símbolo do sucesso e deitar nos louros da vitória. Contrariado e acostumado ao trabalho duro, Ford preferiu aprimorar a produção para produzir 1000 veículos/dia.
O veículo popular continuava nos planos de Ford e quando descobriram que o aço vanádio era o material sólido e leve que estavam procurando, nasceu o famoso Ford modelo T. Sendo assim, o carro possuía todas as características desejadas: material de qualidade, funcionamento simples, boa força motriz, segurança, leveza e perfeito controle do carro pelo motorista.
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/henry-ford-sobre-bancos/
Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/primeiro-grande-uso-petroleo-iluminacao/
Fascinados por Transportes