O maior túnel do mundo, Fehmarnbelt, irá reduzir tempo de viagem entre a Europa Central e a Escandinávia. Em breve, finalmente, a Dinamarca e a Alemanha estarão ligadas por um túnel submarino de 18km de extensão. Em 2029, assim que estiver concluído, o Túnel Fehmatnbelt será o mais extenso do mundo, operando simultaneamente com ferrovia e rodovia.
O TÚNEL CORTARÁ TEMPO DE VIAGEM ENTRE A ALEMANHA E A DINAMARCA?
O túnel terá duas pistas duplas de carros e duas linhas de trens elétricos. Sendo assim, a viagem através dele levará sete minutos por trem e dez minutos por carro, evitando um trajeto de 160km em terras dinamarquesas. O tempo de viagem de trem de Hamburgo (Alemanha) a Copenhagen (Dinamarca) será reduzido de cinco para menos de três horas.
A ligação da rodovia irá realocar um serviço ferroviário incrivelmente congestionado que transporta milhões de passageiros por ano, diminuindo o tempo de viagem em pelo menos uma hora. Além disso, a Dinamarca está planejando construir linhas de trem elétrico de alta velocidade no início e no final do túnel. Posteriormente, os serviços de trem continuarão além da fronteira da Dinamarca, passando pela Suécia, Noruega e Finlândia.

CONSTRUÇÃO DO TÚNEL FEHMARNBELT
A ideia de conectar a Alemanha à Dinamarca com um túnel não é nova. Após dez anos de planejamento, a construção começou em 2020 no lado dinamarquês e depois em 2021 no lado alemão. O túnel custará €10 bilhões no total, enquanto que a União Europeia contribuirá com €1.1 bilhões no projeto.
Ele unirá 40metros abaixo do Mar Báltico usando 89 seções maciças de concreto. Serão pré-construídos em terra e depois abaixados na água usando um guindaste. Femern A/S, a estatal dinamarquesa encarregada do projeto, espera que a primeira destas seções seja submersa a partir de 2024. Assim que estiverem no lugar, as seções de concreto serão encaixadas e outros elementos como trilhos de ferrovias, ventilação e câmeras serão instaladas.
Alguns grupos ambientais questionaram o impacto do túnel na vida selvagem local, mas Fermern A/S diz que o túnel irá “aumentar a capacidade e aliviar congestionamento nas redes de ferrovias e rodovias da Dinamarca”. Além disso, a empresa argumenta que ocorrerá significativa economia de tempo, energia, combustível e de emissões de CO2.
Fascinados por Transportes
Fonte: Euronews. The Fehmarnbelt tunnel could slash travel times between Central Europe and Scandinavia. Publicado em fevereiro. 2023. Disponível em: https://www.euronews.com/travel/2023/02/01/worlds-longest-underwater-rail-and-road-tunnel-will-connect-germany-and-denmark-by-2029
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/o-tunel-marmaray-liga-a-europa-a-asia-por-trem/
Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/trem-da-turquia-a-china/