Paris proibe o aluguel de patinete elétrico na cidade, após uma imensa maioria de residentes apoiar a mudança. Os operadores de scooters falaram estar desapontados com a decisão, mas expressaram esperanças em negociar uma nova regulamentação para evitar a total proibição.
Em um referendo realizado recentemente, 89% de 103.084 votos se opuseram aos scooters, onde havia apenas duas alternativas: contra ou a favor. Os scooters foram lançados em Paris em 2018, mas em 2020 o número de empresas com licença para operar eram apenas três: Lime, Dott e Tier.
Além disso, a cidade também impôs limite de velocidade de 20km/h e designou áreas de estacionamento dos scooters. Clientes que deixam os patinetes fora destas áreas recebem multa. Por fim, críticos dos scooters dizem que eles danificam pavimentos e estradas, adicionalmente apontam preocupações com segurança.
Conforme reportagem da Reuters, no ano passado, em Paris, houve 459 acidentes envolvendo scooters ou veículos similares, inclusive três mortes.

É APENAS PARIS QUE PROIBE ALUGUEL DE PATINETE ELÉTRICO?
Cidades ao redor do mundo tem debatido como regularizar e restringir os scooters próprios e alugados, que são populares entre turistas e alguns passageiros, mas considerado um incômodo por muitos. Em Londres, as scooters alugadas estão operando em caráter experimental até o outono deste ano, também com Lime, Dott e Tier. Depois disto, “os operadores serão selecionados de acordo com a sua habilidade de seguir restritivas regulamentações de segurança e altos padrões de operação”, informou uma autoridade local.
“Com cerca de 93% de cidadãos não indo às urnas, a grande maioria dos parisienses mostrou que os scooters não são um problema”. Tier falou em um comunicado a CNBC.
“Afastando-se das scooters compartilhadas significa que Paris está se isolando do resto do mundo como grandes cidades como Washington, Madrid, Roma, Londres, Berlim ou Viena que estão implantando políticas de apoio aos scooters como maneira de reduzir desnecessários usos de carros.”
Lime falou em um comunicado: “Nós permanecemos esperançosos que possamos continuar trabalhando com a prefeita Hidalgo a adotar regulamentações sensatas ao invés de proibir os scooters, evitando um retrocesso em Paris”.
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/musica-classica-no-trem-na-franca/
Fascinados por Transportes
Fonte: REID, Jenni. Paris set to Ban Rented s-Scooters after an Overwhelming 90% Vote for their Removal. cnbc.com. Publicado em abril.2023. Disponível em: https://www.cnbc.com/2023/04/03/paris-bans-rented-e-scooters-after-an-overwhelming-90percent-vote-for-their-removal.html