Tem aumentado o interesse público em assuntos relacionados à mudança climática. Portanto, com a grande magnitude do setor marítimo, esta questão trará vantagens e desvantagens ao comércio marítimo global.
O mais importante dos efeitos positivos é que com o aquecimento global, os níveis de gelo do Ártico irão diminuir. Desse modo, ficarão mais quebráveis à medida que as geleiras derretem; tornando a região mais navegável para navios comerciais. Portanto, a atividade que atualmente é sazonal, pode ser permanente no futuro.
Desse modo, haverá diminuição da distância de viagem na Rota Ártico entre a Ásia-Europa, em relação à rota Oceano Índico-Mar Vermelho-Canal de Suez-Gibraltar. Na rota em questão, ameaças como a pirataria serão eliminadas, conseguirá haver economia de combustíveis e taxa de transportes e tempo serão reduzidos ao mínimo. Entretanto, haverá problemas operacionais com os navios que usarão a rota ártica, como a necessidade de quebra-gelo. Além disso será necessário reduzir a velocidade do navio, e nem todas as profundidades nas rotas congeladas comportam as dimensões de um grande navio porta-contêiner. Adicionalmente, operar com navios quebra-gelo é mais caro do que com outros tipos de embarcações.
Atualmente há quatro rotas principais, identificadas como alternativas para a região, que são: Northern Sea Route (NSR), a Northwest Passage (NWP), a Transpolar Sea Route (TSR), e o Arctic Bridge (ABR).
Leia mais sobre mudança climática: https://fascinadosportransportes.com.br/transporte-maritimo-e-questoes-climaticas/
Fascinados por Transportes
Fonte: Traduzido de Ankasam. Effects of Climate Change on Global Maritime Trade. Disponível em: https://www.ankasam.org/iklim-degisikliginin-kuresel-deniz-ticaretine-etkileri/