O transporte de encomendas em Londres através do Rio Tâmisa pode ser uma ótima solução para a cidade.
Com uma estimativa de 700 milhões de encomendas entregues anualmente em Londres, o potencial de transporte de cargas leves pelo Rio Tâmisa gera uma oportunidade única de repensar a logística de transporte de mercadorias. Há um crescente desejo nas organizações dos setores públicos e privados de transportar cargas leves ao longo do rio, onde o transporte pesado já ocorre, a fim de assegurar benefícios logísticos e ambientais.
Londres é notória pela dificuldade de realizar entregas. Sendo assim, a cada 1.000ton. de mercadoria transportada por rio, remove-se a necessidade de 100 viagens de caminhão, que congestionam as estradas. Há vários benefícios em trocar o frete leve da rodovia para o rio, inclusive por eliminar a poluição atmosférica.
ADAPTAÇÃO DE CAIS AO LONGO DO TÂMISA
Um estudo apontou uma lista de cais localizados ao longo do Tâmisa que poderiam ser modificados para dar apoio aos fretes de cargas leves. O estudo destacou que é mais viável financeiramente começar com atendimento de serviços parciais, porém o volume de carga ficaria limitado. Entretanto, um serviço contínuo iria requerer investimentos mais significativos, porém sustentaria uma operação maior.
Bem Hiles, diretor de engenharia da DHL Reino Unido falou: “nosso barco fluvial tem o impressionante índice de 98% de confiabilidade em tempo de jornada, que é um imenso ativo, dado o tempo de serviço que oferecemos aos clientes. Nós já movimentamos 50.000 entregas por ano usando este modelo e continuamos a explorar novas oportunidades para expandir o projeto.”
Por fim, os largos benefícios ambientais e sociais são significativos fazendo com que potenciais usuários consigam subsídios ou incentivos públicos. O fator determinante de muitos negócios é o custo. Entretanto, enquanto o custo pode ser uma barreira para o curto prazo e pouca demanda; a longo prazo os fretes de cargas leves indicam economias de escala. Além disso, convém considerar que muitos negócios apreciam a confiabilidade de serviços desimpedidos de congestionamentos e obras rodoviárias.
De acordo com a consultoria WSP, quatro simples mudanças podem deixar o esquema de frete de cargas leves pelo Tâmisa mais efetivo:
- considerar as barreiras enfrentadas pelos operadores aquaviários,
- estimular a inovação no frete de cargas leves,
- desenvolver estudos para criar modos alternativos para cargas específicas
- permitir novos tipos de financiamentos.
Fascinados por Transportes
Fonte: traduzido e levemente modificado de: Perry Glading. TLI Magazine. Disponível em: https://tlimagazine.com/news/head-to-the-water/
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/como-os-drones-estao-mudando-o-mundo/