PIRATAS NO MAR

Piratas no Mar prejudicam muito o comércio internacional, afinal 80% dele ocorre pelo mar.

A atividade pirata é tão antiga quanto a história da navegação, assim, os ataques piratas se tornam um enorme problema econômico.

Assim como enfrentam tempestades e ondas fortes, os navios ainda lidam com piratas que realizam roubos a mão armada e sequestros mediante pagamento de resgate. Algumas áreas são mais perigosas e propensas ao ataque de piratas em função do intenso tráfego de navios tanque e de carga. Acima de tudo, ocorre em regiões de maior miséria nas costas da Ásia e da África.

ESTRATÉGIAS PARA SE DEFENDER DOS PIRATAS

Para se defender destas ameaças, os navios adotam diferentes estratégias. Desse modo, o uso de canhão de água evita que os piratas se aproximem do navio, pois a força do jato sobre os pequenos barcos piratas costuma ser suficiente para afastá-los. Mesmo se os piratas se aproximarem do navio, a pressão do canhão de água dificulta-lhes a subida; e também há diferentes tipos de canhão de água com capacidades variadas.

Existem outros dispositivos que os navios podem usar para dificultar a atuação dos piratas: equipamentos acústicos que produzem som extremamente agudo, instalação de arame farpado nas extremidades dos navios, atirar para o céu para enviar sinais de socorro, etc. Também há alguns serviços de marinha que proporcionam maior segurança às embarcações, e que contam com sofisticados computadores e radares que rastreiam as áreas de maior perigo. Navios militares eventualmente atuam na patrulha e protegeção das embarcações contra ataques piratas.

O Golfo de Guiné é descrito pelo Bureau Marítimo Internacional como uma das rotas de navio mais perigosas do mundo, afinal cobre 11.000km2 e vai da Angola ao Senegal, no Oeste da África. Desde 2021 os casos de pirataria diminuíram devido à colaboração entre os países, aliado aos esforços da ONU. A Dinamarca, que tem grande interesse no transporte comercial marítimo, implantou uma fragata no Golfo de Guiné em 2021 para proteger a navegação da área, mas retirou-se em função da Guerra da Ucrânia. (A empresa Maersk, maior operadora mundial de navios porta-contêineres, é dinamarquesa).

OS PIRATAS NO CINEMA

Uma história que ficou muito conhecida, e transformou-se no filme Capitão Phillips, foi o caso do navio de carga Maersk Alabama sequestrado por piratas na costa da Somália em 2009. A tripulação com 21 homens desarmados tentou se defender do ataque pirata, e usou os canhões de água do navio, porém dois piratas conseguiram entrar no navio, comandado pelo Capitão Phillips. Após 200 anos, foi a primeira vez em que piratas colocaram os pés dentro de uma embarcação americana. O capitão foi sequestrado, houve um pedido de resgate de 2milhões de dólares e ocorreram várias operações para salvar o navio e a tripulação. O filme retratou o Capitão Phillips como herói, mas foi contestado pela tripulação, que alegou que o engenheiro chefe, Michael Perry, foi o real protagonista.

Enfim, infelizmente as histórias reais de piratas são tensas e violentas, pouco semelhantes com as divertidas aventuras do Capitão Jack Sparrow dos Piratas do Caribe.

Saiba mais sobre o assunto em https://fascinadosportransportes.com.br/aumento-de-pirataria-nos-estreitos-de-malaca-e-singapura/

Assista o vídeo no meu canal do youtube para saber como é a real atuação dos piratas no mar e seu impacto no comércio internacional:

Para saber mais sobre a atuação dos Piratas no Mar, clique em: https://youtu.be/flRmwWi8U8E

Fascinados por Transportes

Fontes:

Al Jazeera Pirates Board Danish Owned Ship in Gulf of Guinea. Publicado março. 2023.

Matija Seric. Piracy on the seas. Eurasia Revew. Publicado em maio.2023.