INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES

“Infraestrutura refere-se às partes fixas de um sistema de transporte (ou seja, partes que são estáticas, não se movem), que incluem as vias, os terminais e as estações.

As vias variam de acordo com o meio de transporte ou modalidade, por exemplo, as rodovias são as vias para automóveis ou caminhões. O transporte ferroviário exige ferrovias, e o aéreo utiliza corredores aéreos específicos, chamados aerovias.

Os terminais são necessários para ônibus, trens, aviões, caminhões e navios; exercem as funções de expedição e armazenagem, regulando a entrada e saída de veículos, e armazenando veículos e carga. Representam os pontos em que os usuários podem entrar ou sair do sistema, e servem como pontos de transferência entre uma modalidade e outra.   

As estações cumprem apenas uma parte das funções dos terminais; são os principais pontos de entrada ou saída do sistema, como por exemplo, as estações de ônibus, trem, metrô, etc. Um estacionamento ou um aeroporto regional também servem como extração”.

Fascinados por Transportes

Fonte – extraído do livro: HOEL, L. et al. Engenharia de Infraestrutura de Transportes. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 598p.