O transporte de cana de açúcar deve ocorrer com a maior eficiência possível, afinal, o Brasil é o maior produtor mundial e a cana de açúcar sempre fez parte de nossa história. O Estado de São Paulo é responsável por mais da metade da produção nacional, seguido por Minas Gerais.
O transporte da cana de açúcar ocorre em pequenas distâncias, no máximo de 50km, desde o canavial até a usina. Para manter a qualidade da cana, é necessário que o transporte para a usina ocorra assim que colhida. Assim, o tempo entre a colheita e a moagem deve ser curto para não deteriorar a cana.
“A alimentação constante das moendas durante o período de safra depende do bom gerenciamento das operações de corte, carregamento e transporte de cana de açúcar das fazendas para as usinas. A entrega de cana de açúcar deve ser garantida para que o risco de parada da produção industrial de açúcar e álcool seja evitado”. (*)
Ainda de acordo com Silva: “A entrega de cana-de-açúcar deve ser garantida para que o risco de parada da produção industrial de açúcar e álcool seja evitado. …. a determinhação do sistema de turnos de trabalho dos operadores de equipamentos agrícolas de uma usina no Estado de São Paulo, considerando os requisitos de moagem, o risco da falta de matéria-prima e o limite permitido das jornadas de trabalho”
PRINCIPAIS VEÍCULOS QUE TRANSPORTAM CANA
Deve-se obedecer determinados critérios no transporte de cana de açúcar, para que ocorra em segurança e sem perda de carga. Tanto caminhoneiros quanto outros motoristas devem estar atentos nas estradas, mantendo velocidade reduzida e com atenção nas manobras. Principalmente deve-se focar nas possíveis pontas soltas de cana e na possibilidade de cai o material na estrada.

Há modelos logísticos que facilitam a movimentação dos caminhões para que seja a mais eficiente possível. Quando não houver proteção na carroceria, deve-se proteger o material com lona, corda ou cintas, a fim de evitar que pedaços de cana caiam na estrada. O transporte pode ocorrer com ela inteira ou picada.
São quatro tipos de veículos que transportam a cana:
- Caminhão: Caminhão plataforma,
- Biminhão (Romeu e Julieta): Caminhão plataforma e um reboque acoplado,
- Treminhão: Caminhão plataforma e dois reboques acoplados,
- Rodotrem: Cavalo mecânico com dois semi-reboques acoplados,
A COSAN é uma das principais empresas do setor sucro-alcooleiro, clique no link https://www.cosan.com.br/compromisso/cosan-construindo-hoje-o-brasil-do-futuro/ para saber mais.
Fascinados por Transportes
(*) SILVA, JOSÉ et. al. Planejamento de turnos de trabalho: uma abordagem no setor sucro-alcooleiro com uso de simulação discreta. Gestão e Produção v.18. n1. UFSCAR, 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/outputs/27157805/
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/tipos-de-locomotivas/