Arco Norte é a região acima da linha imaginária que atravessa o país no Paralelo 16⁰ Sul, próximo às cidades de Cuiabá (MT), Brasília (DF) e Ilhéus (BA). Assim, a definição do Arco Norte cria uma nova fronteira para melhorar o escoamento da produtividade agrícola.
O Arco Sul fica abaixo do Paralelo 16⁰ onde a fronteira agrícola já está consolidada.
No Arco Norte os principais portos de interesse do agronegócio são: Itacoatiara (AM), Santarém e Barcarena (PA), Santana (AP), São Luís (MA), Salvador e Ilhéus (BA). A principal vantagem do novo arco é diminuir a distância entre as áreas de produção no Mato Grosso e os portos exportadores. A diminuição da distância até os portos também ocorrerá na nova área agrícola de Matopiba. Visando criar outra alternativa para a exportação de produtos, o MAPA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentiva o desenvolvimento da infraestrutura viária e portuária e dos terminais de embarque das regiões Nordeste e Norte.
Com a consolidação do Arco Norte, os portos mais próximos das áreas produtoras tendem a assumir naturalmente o escoamento dos produtos vizinhos. Historicamente os portos do Arco Sul sempre receberam produtos transportados por rodovias com mais de 2.000km de distância, encarecendo significativamente o escoamento da produção. O modal rodoviário não é indicado para longas distâncias. Afinal, se comparado aos modais ferroviário e hidroviário, apresenta custo mais alto e possui menor capacidade de carga.
Fascinados por Transportes
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Saiba porque o Porto de Santos não é o principal eixo de escoamento para exportações do Matopiba: https://www.conab.gov.br/ultimas-noticias/5496-arco-norte-e-principal-eixo-de-escoamento-para-exportacoes-do-matopiba