Espanha gasta €258 milhões em trens com tamanho errado, isto é, trens muito grandes para os seus túneis.
Depois de o jornal local El Comercio expor o erro no último janeiro, provocando a demissão de dois chefes do setor de transportes. Logo depois, dois altos funcionários de transportes da Espanha demitiram-se: Isaias Táboas, o chefe de operações da operadora espanhola Renfe, e Isabel Pardo de Vera, secretária de estado de transportes.
Em 2020, a Renfe encomendou os 31 trens . Eles serviriam para repor uma frota envelhecida na região pobremente conectada de Asturias e Cantabria. A princípio prevista para concluir em 2024, a necessária atualização provavelmente atrasará até no mínimo 2026. Além disso, a fábrica sinalizou o erro em março de 2021. O Presidente Miguel Ángel Revilla chamou de “uma falha indescritível” falando que “cabeças vão rolar”, de acordo com o jornal regional da Espanha El Diario Montañés.
DE QUEM É A CULPA DA ENCOMENDA DOS TRENS COM TAMANHO ERRADO?
Várias pessoas envolvidas contribuíram no fiasco, incluindo o operador nacional de ferrovia Renfe, o gerente de infraestrutura ferroviária da Adif, o fabricante de transporte CAF e a Agencia de Estado de Segurança Ferroviária. Logo após a concessão do contrato de construção à CAF, Renfe disse que forneceu medidas baseadas em especificações de infraestrutura fornecidas pela Adif. Posteriormente a CAF avisou que as especificações não estavam corretas.
Construída no século XIX, a rede ferroviária da região atravessa uma paisagem montanhosa com vários tamanhos de túneis que não se aderem às modernas dimensões padronizadas. Dois altos funcionários foram dispensados: um gerente de estoque de material rodante da Renfe e um chefe de inspeção e tecnologia de trilhos da Adif.
Quando a questão surgiu em janeiro, a ministra dos transportes da Espanha Raquel Sanchez falou que apenas recentemente soubera do problema. Ela lançou uma auditoria interna para verificar quem sabia do problema e porque não resolveu anteriormente. O Secretário Geral da Infraestrutura da Espanha, Xavier Flores admitiu ter ciência do problema meses antes. Em 20 de fevereiro, o presidente da Renfe Isaias Táboas e a secretária de estado dos transportes da Espanha Isabel Pardo Vieira, que foi CEO e presidente da Adif, ambos, anunciaram que deixariam o cargo.

O QUE ACONTECERÁ COM OS TRENS DE MAIORES TAMANHOS?
Como os trens ainda estavam em projeto, não foram confeccionados. Enquanto isto minimiza o custo do erro, será necessário tempo para correção, o que acarretará em atrasos na construção dos trens. Portanto, agora serão usadas as dimensões de um trem que já roda na rede, de modo a assegurar o encaixe nos vários túneis. Adif também atualizará seus dados de infraestrutura para certificar que isto não aconteça novamente.
FRANÇA FEZ ERRO SIMILAR EM 2014
Esta não é a primeira vez que um fiasco deste acontece. Em 2014 a operadora de trem francesa SNCF encomendou 2.000 trens regionais que eram muito largos para as plataformas de trabalho.Do mesmo modo, o erro ocorreu por dados do gerente de infraestrutura que não verificou as antigas estruturas. Na época, houve a construção dos trens, portanto, foi necessário readequar as plataformas, com grande custo.
Fascinados por Transportes
Fonte: SYMONS, Angela. Spain spends 258 million on trains that are too big for its tunnels. Euronews. Publicado em 21.02.2023. Disponível em: https://www.euronews.com/travel/2023/02/21/unspeakable-botch-spain-spends-258-million-on-trains-that-are-too-big-for-its-tunnels
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/intervencao-de-trem-em-area-urbana/