ROTA MARÍTIMA NORTE – ALTERNATIVA CANAL DE SUEZ

A Rota Marítima Norte é um trajeto marítimo ao longo da costa Norte da Sibéria e que liga o Oceano Pacífico ao Atlântico.

Em 2021 o navio Evergiven, da companhia taiwanesa Evergreen, encalhou no Canal de Suez, gerando prejuízos milionários mundo afora devido às embarcações terem ficado paradas durante seis dias. Desse modo, se retomou a questão sobre rotas alternativas ao Canal de Suez.

Nesse meio tempo, como não havia estimativa do fim do desbloqueio, os navios tiveram que decidir se aguardariam parados pela liberação do canal ou se seguiriam viagem pelo longo caminho via sul da África.

Enquanto o Egito ganha $5-6 bilhões de receita anual com o Canal de Suez, o prejuízo diário que o navio Evergiven gerou no comércio global durante o bloqueio foi de $10 bilhões.

A IMPORTÂNCIA DOS NAVIOS QUEBRAGELOS

Para a Rússia, a Rota Marítima Norte é essencial por motivos econômicos, militares e estratégicos. O país possui a maior frota mundial de navios quebra-gelo e, embora comercialmente ainda não seja uma solução competitiva, o aquecimento global tem contribuído para ajudar a operação russa, uma vez que a diminuição da espessura da camada de gelo do Oceano Ártico nos últimos anos tem reduzido a necessidade de quebra-gelo.

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Navio quebra gelo russo.

Esta rota não é mais tão perigosa e intransponível como foi em séculos passados. Nesse sentido, alguns países e companhias globais envolvidas no transporte marítimo tem começado a usá-la. A China foi um dos primeiros países a usar comercialmente esta rota, enviando um número crescente de navios desde 2013. A Maersk, maior empresa mundial de porta-containers, usa a Rota Marítima Norte há anos. Portanto, o que antes era obstáculo, tem se tornado uma atraente opção.

Navios comerciais têm sido equipados com dispositivos quebra-gelos possibilitando fazer as suas próprias viagens na Rota Marítima Norte. Um navio porta-container saindo de Tokio para Hamburgo navega 48 dias se usar o Canal de Suez, enquanto pela Rota Marítima Norte leva 35 dias.

Assim como a Rússia, a China procura caminhos mais rápidos para acessar o mercado europeu e parece que a solução está na Rota Marítima Norte. O caminho também é importante para o Japão e Coréia do Sul, países com importantes indústrias que necessitam ter seus produtos escoados.

Além do Canal de Suez, também há a possibilidade do Canal de Israel. Para entender mais sobre o assunto, clique em: https://fascinadosportransportes.com.br/canal-de-israel-alternativa-canal-de-suez/

Fascinados por Transportes

Referência:

Anadolu Ajansi Turkye. Disponível em https://www.aa.com.tr/en/analysis/analysis-russia-seeks-to-create-alternative-to-suez-canal-via-northern-sea-route/2201874