Recentes Notícias Revelam que os Carros Elétricos da Tesla Falharam no Rigoroso Inverno de Chicago.
No final de 2023 surgiu a notícia de que os motoristas dos carros da Tesla ficaram presos em longas filas sem poder abastecer nas estações de carregamento, sob o rigoroso inverno de Chicago. Além disso, outras reportagens também divulgavam a reclamação dos motoristas na demora excessiva no carregamento e na redução da autonomia. Mas qual o motivo disso?
Primeiramente, será possível que o frio afetou somente o abastecimento dos carros elétricos da Tesla? Não houve problema com os outros fabricantes?
Sabe-se que a Noruega é um país de referencia no mercado de veículos elétricos, onde quase 80% das vendas de novos carros no país são elétricos. E que a Noruega concede vários incentivos para estimular as vendas do carro elétrico, que é possível, irônica e principalmente devido às grandes reservas de petróleo do país.
Então, se o problema com os veículos elétricos de Chicago foi devido ao frio, por que não houve similar estardalhaço da mídia na gelada Noruega? Embora Chicago esteja sofrendo atualmente com um inverno mais rigoroso que o normal, a Europa também está, e não consta ter um alvoroço similar mostrando filas e filas de motoristas de carros elétricos sem conseguir abastecer nas estações de carregamento.
Já se sabe que em temperaturas abaixo de zero, a autonomia dos EV é reduzida e também que o carregamento elétrico fica mais lento, e isto acontece nos carros de todas as marcas. A Recurrent comparou o desempenho de doze diferentes marcas em 10.000 carros elétricos e constatou que todas tiveram o desempenho afetado no inverno. Leia: https://www.recurrentauto.com/research/winter-ev-range-loss
BATERIA DEVE ESTAR PRÉ-AQUECIDA PARA INICIAR O ABASTECIMENTO
No caso de Chicago, segundo Bruce Westlake, presidente da Eastern Michigan Electric Vehicle Association, provavelmente quem encontrou dificuldades de abastecimento eram novatos em EV. Isto é, não se atentaram que existe pré-condição de abastecimento em temperaturas negativas. A bateria tem que estar aquecida para só então iniciar o carregamento, este aquecimento da bateria leva mais de 30minutos. Porém, se o motorista informar ao veículo que ele está se aproximando da estação de carregamento, automaticamente inicia-se um leve aquecimento da bateria. Desse modo, ela fica na posição adequada para carregamento, quando chegar na estação.
Além disso, é necessária mais energia no EV, pois além daquela para o abastecimento, também é preciso aquecer a parte interna aonde estão os passageiros.
SEndo assim, é claro que os motoristas de EV precisam mudar seus hábitos de dirigir e de fazer o carregamento durante o inverno. E os carros que ficam estacionados no tempo em temperaturas muito baixas, são ainda mais vulneráveis.
No site da Tesla há orientações sobre dirigir no inverno, época que os veículos usam mais energia para aquecer a bateria e a cabine, aumentando, assim, o consumo. Há clara recomendação para o motorista acionar via aplicativo, o Defrost Car (descongelar o carro). Também trata do aparecimento na tela do ícone blue snowflake (floco de neve azul) que indica que a quantidade de energia armazenada no veículo está indisponível, pois a bateria está fria. E o ícone só desaparecerá quando ela estiver suficientemente aquecida.
Fascinados por Transportes
Leia também: https://www.bbc.com/worklife/article/20231204-why-us-drivers-may-be-thinking-about-evs-all-wrong
Leia mais: https://fascinadosportransportes.com.br/carro-eletrico-e-os-americanos/
Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/entenda-o-mundo-das-baterias-de-carros-eletricos/