Aviões antigos têm sido desmembrados para que as peças sejam usadas em outro avião.
As companhias aéreas estão preparando os seus jatos para o enxame de viajantes de verão, porém as entregas dos novos aviões da Boeing e Airbus estão atrasadas.
A procura por peças, desde motores até trens de pouso, fez com que alguns proprietários de aeronaves aposentassem e desmontassem os aviões mais velhos, desse modo, disponibilizando peças para voar em outros aviões.
Algumas peças transformam-se em mobília de luxo, como mesas de $42.000. Assim, tritura-se o que sobra para virar sucata ou ir para derretimento. Até ocorrer a remoção das peças, os aviões ficam armazenados em locais com clima árido, como o Deserto do Arizona para evitar umidade e danos devido ao tempo.
O ramo de peças usadas valia cerca de $3bilhões a $5 bilhões antes da pandemia, de acordo com Mike Stengel, diretor da AeroDynamic Advisory. Com o atual boom global na manutenção, reparo e revisão das aeronaves, deve haver um grande crescimento no setor neste ano.
Atualmente, a necessidade por peças de avião usadas é devido a grande oscilação na demanda da indústria em função da pandemia. No esforço de cortar custos quando houve colapso da procura devido às restrições de viagens, as companhias aéreas aposentaram alguns aviões. Porém, acabaram precisando novamente deles quando a demanda retornou. Além disso, houve adiamento de manutenção e priorização em usar motores com maior tempo de uso.
BOEING E AIRBUS
Enquanto isso, a Boeing e Airbus estão tentando estabilizar a sua cadeia de suprimentos e treinar trabalhadores, pois milhares deixaram a indústria durante a pandemia. Um desafio é localizar matéria-prima para a aeronave. A demanda por viagem está se recuperando! A Associação Internacional de Transporte Aéreo falou na semana passada que o tráfego aéreo global está próximo a 85% dos níveis de 2019. Nos EUA já ultrapassou este ponto.
Sendo assim, com as entregas dos novos jatos atrasadas, as companhias aéreas estão segurando mais tempo os seus aviões, reparando ou revisando, aumentando a demanda por peças e mão de obra.
No ano passado entraram para aposentadoria 273 jatos comerciais, o menor número em quase duas décadas e metade do número de 2019.
“Há dificuldades na cadeia de suprimentos da indústria da aviação no momento, onde peças de alto valor feitas de materiais preciosos e raros não entram suficientemente rápido na produção, diz Lee McConnellogue, diretor executivo de uma empresa londrina que fornece serviços de fim-de-vida para aeronaves. “Então as companhias aéreas e empresas de manutenção precisam encontrar fontes alternativas às peças novas”.
Os executivos da Boeing e Airbus estão planejando acelerar o ritmo de produção e entrega de aeronaves neste ano de 2023. Inclusive, podendo impulsionar a aposentadoria das aeronaves mais antigas e aumentar a oferta de peças usadas.
Fascinados por Transportes
Fonte: CNBC. Leslie Josephs. Publicado em 13.abril.2023. Disponível em: https://www.cnbc.com/2023/04/13/airplane-parts-recycling-booms-as-airlines-wait-on-new-jets.html
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