O Tunel Marmaray liga a Europa à Asia por trem, está localizado em Istambul, conecta a rede existente de trens suburbanos e é o primeiro do mundo a ligar dois continentes.
A idéia de construir o túnel é antiga, desde a época dos sultões otomanos, por volta de 1860. Porém, apenas em 2004 iniciaram-se as obras do túnel, mas escavações arqueológicas atrasaram a construção. Em 2013 ele foi inaugurado, embora a obra não estivesse totalmente completa.
Com 13,6km de extensão, o projeto do Tunel Marmaray suporta terremotos, sendo que 1,4km corre abaixo do nível da água, principalmente sob o Estreito de Bósforo.
O PROJETO DO SÉCULO
Na Turquia o Túnel Marmaray é “o projeto do século”, capaz de transportar 75.000 pessoas/hora em cada direção. Com cerca de 15 milhões de habitantes, Istambul é uma das maiores cidades do mundo, dessa forma o Túnel colabora com a melhor fluidez de trânsito, pois cerca de 2 milhões de pessoas por dia atravessam o Estreito de Bósforo. Anteriormente, os trajetos eram feitos apenas por duas pontes, causando severo congestionamento.
O nome Marmaray provém da junção de Mar de Marmara com “ray” que é ferrovia. Com parceria e maciços investimentos do Japão, as tecnologias para a construção do túnel são a NATM e cut and cover.

O Túnel Marmaray é estratégico para o transporte de cargas entre Europa e Ásia, desse modo, da meia noite até as cinco horas da manhã ele fica fechado para passageiros, e só transporta mercadorias.
Para maiores informações sobre a importância de vias de transporte entre a Europa e a China, acesse: https://fascinadosportransportes.com.br/a-crescente-importancia-do-mar-caspio-entre-a-europa-e-a-china/
Fascinados por Transportes
Fontes:
BBC, disponível em https://www.bbc.com/news/world-europe-24721779
ARUP Project, disponível em https://www.arup.com/projects/marmaray-tube-crossing