A importância do Canal de Suez vai muito além de ser uma das principais rotas de comércio internacional, por onde passa um terço dos porta-conteineres do mundo. Sobretudo devido à sua localização estratégica, é ponto de passagem de intensa rede de cabos submarinos. Além disso, o Canal de Suez separa o Egito da África da região do Sinai, que fica na entrada da Ásia, portanto há pontes e tuneis ligando as duas partes.
CABOS DE INTERNET
O que poucas pessoas sabem, mas que concede um valor especial ao Canal de Suez é que, devido à localização privilegiada, é um dos lugares com maior quantidade de cabos submarinos de dados, cerca de 17% do tráfego mundial de cabos de internet passa pelo Egito, sendo um local de grande vulnerabilidade porque a rede global de cabos de dados é uma infraestrutura crítica, donde dependem a economia mundial e os serviços digitais.

PONTES E TÚNEIS
Além disso, a importância do Canal de Suez refere-se também a ser um elo de ligação do Egito com a Península do Sinai, região historicamente de conflito entre o Egito e países vizinhos. Portanto, há pontes e túneis que cruzam o Canal, sendo:
Suez Canal Bridge, Ponte da Amizade Egipcio-Japones, Mubarak ou Al Salam é uma ponte rodoviária entre Porto Said e Ismaília. Tem extensão de 9km e vão livre com altura de 70m. Os pilares centrais, com obeliscos faraônicos tem altura de 154m.
Ponte Martyr Ahmed El-Mansy é uma ponte flutuante que atravessa o Canal, fica nas proximidades de Ismaília e tem 350m de extensão. Possui a parte leste e oeste, onde cada uma gira em um eixo próximo à ancoragem durante a abertura e fechamento.
Ponte Ferroviária El Ferdan é a maior ponte giratória do mundo, atravessa o canal em Ismaília e tem vão de 340m. Em 2015, a construção de um canal paralelo ao existente, deixou a ponte inoperante, sem ferrovia ao Sinai. Sendo assim, outra ponte giratória está em construção
Túnel Ahmed Hamdi Tunnel, construído em 1981 abaixo do Canal, em pouco tempo apresentou corrosão devido à água com sal, foi recuperado, e finalmente reaberto em 1992.
Em 2023 foram entregues 4 novos túneis, em Ismália e Porto Said, unindo o continente ao Sinai. Perdia-se horas nas filas para travessias por barcos/balsas, atualmente gasta-se apenas alguns minutos.

CIDADES
Há três cidades associadas ao Canal de Suez, assim, começa em Porto Said, passa por Ismaília e termina na cidade de Suez.
Porto Said nas margens do Mediterrâneo e é a porta de entrada do Canal. É uma cidade cosmopolita e possui padrão europeu e também egípcio. O porto possui quebra ondas para conter correntes marítimas do Mediterrâneo que poderiam assorear o canal.
Suez é uma cidade portuária e fica no Golfo de Suez, ao norte do Mar Vermelho. O porto de Suez tem várias instalações que servem aos navios que usam o Canal. Assim também, Suez é importante para os peregrinos islâmicos que viajam para Meca na Arábia Saudita.
Ismaília é a cidade da administração do Canal, possui vários eventos culturais e uma famosa corrida de camelos no deserto que atrai jóqueis dos países árabes e turistas da Europa. Além disso, o prêmio em dinheiro estimula grande competição entre tribos beduínas.

Assista o vídeo no meu canal do youtube:
Saiba mais sobre o Oleoduto SUMED, que fica nas proximidades do Canal e ajuda a aliviar a carga para que consigam atravessar o Canal, clique em: https://fascinadosportransportes.com.br/oleoduto-sumed-suez-mediterraneo/
Fascinados por Transportes