O navio Bertholf da Guarda Costeira da Califórnia, interditou recentemente um narco submarino carregado de drogas no Pacífico Leste. Estas embarcações são extremamente difíceis de serem detectadas e perigosas de embarcar, porém, mesmo assim, a Guarda Costeira, a Marinha Americana e outros parceiros paralisaram pelo menos dezenove deles neste ano de 2020. O navio descarregou cerca de11,8 ton. de drogas.
Assim como quase todos os narco submarinos, esta embarcação não é um submarino verdadeiro. Ele é mais um “semissubmersível” ou também chamado de embarcação de perfil menor (LPV). Desse modo, ele se movimenta o mais raso possível o que o faz muito difícil de ser detectado.
Estas embarcações são mais ativas no Pacífico Leste, oriundas da Colômbia e é por isso que a Guarda Costeira de San Diego atua na maior parte dos casos. A construção acontece em estaleiros artesanais secretos escondidos em estuários na selva e que levam até o mar. Assim também, encontra-se narco-submarinos no Caribe e, cada vez mais, no Atlântico.
TIPOS DE NARCO SUBMARINO
As organizações de tráfico de drogas experimentam constantemente novas variações e, recentemente, encontrou-se na Espanha um narco-submarino muito diferente. Mas na maioria das ocorrências com estas embarcações, eles são idênticos. O narco retido pelo navio Bertholf foi o vigésimo de uma mesma família de submarinos encontrado nos últimos quatro anos.
A construção deste tipo de embarcação é a partir de um barco a motor coberto com fibra de vidro, de modo que um pequeno cockpit na parte traseira acomode três tripulantes.
Alguns modelos possuem uma extensão do casco na parte central que pode aumentar o armazenamento de combustível e de carga. Por fim, instala-se três ou quatro motores fora do bordo, tornando-os rápidos mesmo quando estão operando semi-submersos, empurrando-o através da água.
As forças norte-americanas capturaram pelo menos dez narco-submarinos neste ano. Mas não são apenas eles que estão paralisando estas embarcações, pois a Colômbia, Panamá e Costa Rica também reportaram situações neste ano. A Marinha Colombiana é particularmente ativa e encontrou um narco-submarino enorme de 30m de comprimento em sua selva no início de agosto deste ano de 2020.
Fascinados por Transportes
Fonte: Traduzido e levemente modificado de HI, Sutton. Narco Submarine: Coast Guard Stop Smugglers In Pacific. Forbes, publicado em setembro.2020. Disponível em https://www.forbes.com/sites/hisutton/2020/09/10/san-diego-based-coast-guard-stop-narco-submarine-in-pacific/?sh=11426c005a38
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/pirataria-no-mar-o-grande-desafio-de-seguranca-do-sec-xxi/