MATRIZ DE TRANSPORTES

Matriz de transportes é um termo que contempla os diferentes tipos de transporte disponíveis para a movimentação de cargas no país. A Figura mostra como a matriz brasileira de transportes é desequilibrada, pois apenas 21% é de transporte ferroviário, enquanto 60% é de transporte rodoviário. A alta dependência do modal rodoviário é inadequada para o transporte de mercadorias por longas distâncias, grandes volumes e baixo valor agregado, como o caso do milho e da soja, alguns dos principais produtos de exportação brasileira. Considerando que cada modal de transporte tem as suas próprias características e que um modal não deve competir com o outro, mas sim completa-lo, o ideal seria que as rodovias atuassem em trajetos menores, completando longos trechos ferroviários e/ou hidroviários.

A matriz de transportes de cada país depende de inúmeros fatores: extensão territorial, aspectos históricos, clima, produtos produzidos, etc. Países de grande extensão costumam ter suas matrizes de transportes com maior participação dos modais ferroviários e aquaviários e menor presença do modal rodoviário. Mesmo os Estados Unidos, que por questões históricas teve mais facilidade em disponibilizar automóveis para a sua população, conta com 43% de modal rodoviário em sua matriz, enquanto o Brasil possui 60% de modal rodoviário. Ainda a título de comparação, sem considerar outras características específicas, apenas a extensão territorial, verifica-se que a Rússia, o maior país do mundo, tem em sua matriz de transportes cerca de 80% de modal ferroviário.

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