O Mapa do Ouro de Sua Majestade e partes é um documento histórico que faz parte da história do Brasil e mostra como o ouro era contabilizado nos transportes por embarcações.
Este mapa de 1755 apresenta em formato de mapa circular, as mercadorias constantes “nos Cofres da Nau Nossa Senhora do Livramento e São José Capitania da frota do Rio de Janeiro comandada pelo Capitão de Mar e Guerra João da Costa de Brito. Assim também da carga dos Navios Mercantes da dita frota, e do resto da de Pernambuco, tudo para a Cidade de Lisboa de 1755”.
Na parte quadrada interna do mapa há a quantidade do Ouro de Sua Majestade. Além disso, em separado, há a quantidade de Ouro Para Particulares. Assim também consta a quantidade em separado para ouro em pó, em barra e em dinheiro. E a soma de cada tipo.
MAPA EM CÍRCULOS
No primeiro círculo consta a carga que sai de Pernambuco para o Porto de Lisboa. Assim também, consta caixas de açúcar, feixes de açúcar (cana de açúcar), barris de secos e molhados, escravos.
No segundo círculo maior aparece a carga do Rio de Janeiro para o Porto de Lisboa, mas aqui tem uma subdivisão das cargas de particulares que saem do Rio de janeiro para Lisboa. Na parte de cima constam: caixas de açúcar, feixes de açúcar (cana), barris de secos e molhados, escravos, tábuas, mel, pontas de marfim, escravos.
No último círculo, os mais externos, aparecem na parte superior as madeiras que vão na frota para a Sua Majestade e, embaixo, Cargas de Particulares que vão na frota do Rio de Janeiro para Lisboa. Constam aqui vários tipos diferentes de madeiras.
Fascinados por Transportes
O acervo cartográfico da Biblioteca Nacional possui mais de 22 mil mapas, entre manuscritos e impressos. Bem como contém cerca 2.500 atlas, além de monografias e tratados.
Fonte: Biblioteca Nacional. disponível em: https://antigo.bn.gov.br/explore/acervos/cartografia
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/viagens-no-brasil-inicio-seculo-xix/