FERROVIA BTK – LIGAÇÃO DA EUROPA À ÁSIA

A Ferrovia BTK Baku-Tbilisi-Kars Railway é um imenso projeto inaugurado em 2017 que conecta a Turquia, Geórgia e Azerbaijão, ligando assim a Europa até a Ásia Central e China. É uma linha ferroviária de 829km e completa a maior parte do Corredor Médio.

A Turquia tem investido pesadamente em ferrovias e centros logísticos, para conectar estes centros e portos e assim, organizar zonas industriais com rotas ferroviárias.  A Turquia é um país estratégico situado entre a Europa e a Ásia. Desse modo, o Túnel Marmaray, passagem submarina em Istambul, permitiu que 845 trens de carga passassem no último ano ininterruptamente entre a Ásia e a Europa.

Os trens da BTK também são conhecidos como Rota da Seda e do Ferro. Os trens internacionais com carga vêm do Corredor Médio para a Europa e passam pelo Túnel Marmaray entre meia noite e cinco horas da manhã. Desse modo, neste período o transporte de passageiros é interrompido.  

A primeira viagem de trem da China para a Europa, usando o Corredor Médio e o BTK foi o trem chines que alcançou a Turquia em 12 dias e Praga, via Túnel Marmaray. Assim, o tempo total de viagem foi 18 dias.

Ferrovia-BTK
Ferrovia BTK Ligação da Europa à Ásia

Saiba mais sobre o Tunel Marmaray: https://fascinadosportransportes.com.br/o-tunel-marmaray-liga-a-europa-a-asia-por-trem/

Fascinados por Transportes

Fonte:Daily Sabah, publicado em 13.jun.2021. Disponível em: https://www.dailysabah.com/business/transportation/freight-transport-on-btk-railway-to-see-exponential-growth-annually