CONTAINER

Container é uma grande caixa metálica rígida e fechada, a prova de água, que protege a mercadoria no seu interior de água, chuva, neve, etc. Possui dimensões padronizadas que serve para o transporte de mercadorias em vagões de trens, navios e caminhões.

As denominações são conhecidas como container de 20 ou de 40. Desse modo, o container mais usual é o que tem comprimento de 20 pés (cerca de 6,00m), ou TEU (abreviação de twenty-foot equivalent unit). Usa-se o termo TEU para medir a capacidade de carregamento do navio.

O outro container usual é o de 40 pés (cerca de 12,00m), isto é, tem o dobro do comprimento do anterior. Assim, como regra geral, o de 20 pés é para mercadorias que tem mais peso do que volume, e o de 40 pés é para mercadorias que tem mais volume do que peso. 

Existem diferentes tipos de containers, porém o mais comum é o dry-box, indicado para cargas secas e não perecíveis, embaladas em caixas, pallets ou tambores.

conteiner-caminhão

MOVIMENTAÇÃO EXIGE PESSOAL ESPECIALIZADO

A movimentação do container exige cautela e deve ser realizada por pessoal especializado, para manter a segurança e integridade dos funcionários e da carga.

A grande vantagem do container é a facilidade e rapidez em mudar a mercadoria de um modal de transporte para outro, sem necessidade de manuseá-la, pois seu uso pode ser em vagões de trens, navios e caminhões. Além disso, ele também proporciona o melhor aproveitamento do veículo transportador e facilita a carga, descarga, baldeação, etc.

Fascinados por Transportes

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/navios-porta-conteineres/

Assista o vídeo no meu canal: https://youtu.be/QB2XD23YToI