COMO É MORAR NA HOLANDA

Como é morar na Holanda? este pequeno país densamente povoado, onde seus habitantes tem que se acomodar em espaços pequenos. Assim, as casas holandesas crescem para cima, com escadas estreitas e degraus altos.

A Holanda também chamada de Países Baixos (Netherlands), fica entre a Bélgica e Alemanha e tem um longo litoral banhado pelo Mar do Norte. A Holanda fica no delta dos três rios Reno, Scheldt e Mosa, que dá ao país muitas sinuosidades e canais. Cerca de um terço de sua área fica abaixo do nível do mar, que é onde vive a maior parte da população.

Os espaços apertados dificultam e quase inviabilizam a entrada de móveis e objetos grandes. Portanto, é comum as casas possuírem um enorme gancho na parte superior externa, para os objetos maiores entrarem pela janela. Além disso, há a questão histórica de no passado as casas serem usadas como armazéns e os ganchos ajudavam a trazer a mercadoria para dentro.

como-e-morar-na-holanda-ganchos-casas
Ganchos na parte superior das casas holandesas, que são estreitas, para que a mobília entre pela janela.

Assim como várias construções, as ruas holandesas têm séculos de existência e são bem estreitas, porém mesmo em bairros no subúrbio construídos há 20/30 anos também se mantém as ruas apertadas, que facilitam o deslocamento por bicicletas e obrigam os carros a rodarem devagar.

MORADIA CARA E POUCOS EDIFÍCIOS

A Holanda é um dos países europeus onde o preço da moradia é mais alto. Além dele ser pequeno e populoso, isto ocorre devido às várias restrições no sistema de planejamento urbano, e as licenças de construção não são muito fáceis de se obter.

A Holanda não tem cultura de muitos edifícios altos, porém eles existem nas duas maiores cidades: Rotterdã e Amsterdã. Há tendencia deles deixarem de ser comerciais para serem residenciais, pois assim ocorre melhor uso do solo, densificando a moradia.

AMSTERDÃ

Amsterdã, capital da Holanda, é uma das cidades mais bonitas do mundo, principalmente pelos mais de 100km de canais e 1500 pontes.

Tão famosos quanto os canais, são as casas na frente deles, estreitas, com formato de torre e grandes janelas. Diz-se que elas se inclinam para frente, e existe uma Dança das Casas, onde uma se apoia na outra em um suave equilíbrio.

Isto é devido ao solo da fundação, saturado de água, e também o fato delas terem séculos de existência. Porém, a engenharia holandesa é uma das melhores do mundo e super especialista em questões relacionadas a água. 

Para saber mais como é morar na Holanda, assista meu video: https://youtu.be/ihIENTxNKyc

O PAÍS DAS BICICLETAS

A Holanda é conhecida por ter mais bicicletas do que pessoas, são cerca de 18 milhões de pessoas e 23 milhões de bicicletas, onde até o Primeiro Ministro anda de bicicleta.

Nos anos 70 a Holanda era lotada de carros como toda cidade europeia, mas as ruas construídas na época medieval não estavam preparadas para tanto carro, provocando inúmeros acidentes fatais. Em 1971 mais de 3.000 pessoas morreram por acidente de carro, sendo que 500 eram crianças, desencadeando um forte movimento popular chamado Stop de Kindermoord[SG1]  (Parem de matar crianças).

Nesta época ocorreram os grandes choques do petróleo onde países da OPEP, produtores de petróleo, aumentaram vertiginosamente o preço do produto causando uma crise global. A combinação dos dois fatores persuadiu o governo holandês a abandonar o transporte baseado em carros (Brasil surgiu o Programa Proálcool para substituir a gasolina).

O uso intensivo de bicicletas é parte central do planejamento urbano das cidades holandesas e o governo construiu centenas de km de ciclovias. Hoje o país tem 35.000km de ciclovias e a rede rodoviária é de apenas 140.000km.

como-e-morar-na-holanda-bikes

Para saber mais como é morar na Holanda, leia:https://fascinadosportransportes.com.br/amsterdam-e-o-transporte-urbano/

Fascinados por Transportes