Embora as aeronaves enfrentem mau tempo, voar é a forma mais segura de transporte a longa distância. A segurança sempre foi a principal prioridade da indústria da aviação e são raros os acidentes sérios envolvendo aeronaves. A aeronaves modernas são complexas e passam por uma bateria de testes longos e rigorosos, bem como simulação de batidas de pássaros, que são riscos potenciais que as aeronaves encontram.
A análise de acidentes anteriores causados por falhas técnicas, fatiga de fuselagem e tempestades com trovões contribuíram consideravelmente para o desenvolvimento de engenharia aeronáutica e procedimentos de manutenção, provocando maiores avanços tecnológicos para assegurar que acidentes similares não aconteçam novamente.
Além dos extensos e extremos testes que as aeronaves são submetidas antes de voarem, elas também são objeto de manutenção e inspeção visual por engenheiros e pilotos depois de cada retorno de voo, assim como inspeções básicas de manutenção a cada dois dias e inspeções completas a cada poucos anos. Manutenção, reparo e revisão geral são elementos essenciais para assegurar a segurança da aeronave para que possa voar sempre.
AERONAVES MAU TEMPO E TURBULÊNCIAS
Estando dentro de uma aeronave, existe o risco de se enfrentar turbulências, que embora possam provocar nervosismo, a turbulência é simplesmente um fluxo de ar irregular. Do mesmo modo que as ondas de um oceano as vezes são grandes e erráticas, os solavancos e turbulências não são necessariamente perigosos.
A aeronave encontra os seguintes tipos de turbulência:
- shear (cisalhamento): é quando duas áreas adjacentes de ar estão se movendo em direções diferentes;
- condições térmicas: ocorre quando há choque entre o ar morno e o frio;
- mecânica: ocorre por variação na paisagem, por exemplo voar sobre uma grande montanha.

ASAS DOBRAM PARA AERONAVES ENFRENTAREM MAU TEMPO
As asas nos modernos jatos de passageiros são extremamente dobráveis, tornando-as altamente resistentes a turbulência. Para testar a resiliência, dobram-se as asas de modo a ficarem próximas a 90 graus usando um equipamento especializado. Assim, asas e fuselagem são submetidas a testes com carregamento 1,5 vezes maior a que seriam submetidos durante o voo. Também realizam-se testes de pressão nas asas para determinar seu ponto de ruptura e assegurar que esteja bem além do nível de uso normal.
ÁGUAS TEMPESTUOSAS
Grande quantidade de água causada por chuva pesada pode produzir um desastre em uma aeronave. Entretanto as aeronaves submetem-se a uma série de testes de água, inclusive taxiamento em condições criadas artificialmente com excesso de água e partículas de gelo, imitando chuvas fortes e granizos. Isto possibilita os engenheiros avaliarem como os motores funcionam mediante a exposição de água e como isto afeta a aeronave em condições de mau tempo.

AERONAVES E OS TESTES CONTRA MAU TEMPO POR VENTOS FORTES
Todos assistiram vídeos de aeronaves lutando para aterrissar no Aeroporto de Heathrow durante a Tempestade Eunice em fev.2022 (link no final deste post). Assim, para os expectadores em terra, os ventos fortes que fazem a aeronave balançar para um lado e para o outro, podem parecer alarmante e precário para o pessoal a bordo.
Entretanto, os pilotos são especialistas em navegar em turbulências e enfrentar más condições de tempo. Treinamentos em simuladores de voos aos quais os pilotos são regularmente submetidos, os deixa preparados para qualquer tipo de situação que podem encontrar em um voo, inclusive tempestades ou aterrissagem em condições de muito vento.
Regulamenta-se as operações do aeroporto de modo a assegurar segurança aos passageiros e tripulação. Além disso, as companhias aéreas e os aeroportos possuem os seus próprios limites de velocidade – se o vento for muito forte, não se permite a decolgame ou aterrissagem. De fato, cancelarm muitos voos de Heathrow durante a Tempestade Eunice enquanto outros tiveram que dar voltas ou fazer desvios.
Os limites e vento dependem da direção do vento e da fase do voo que está a aeronave. Também dependem do tipo de aeronave, direção da pista e condições gerais do tempo.
Enquanto está em fase de testes, submete-se a aeronave a tuneis de vento especialmente construídos para assegurar a sua resistência em condições extremas. Por exemplo nos testes da Boeing os túneis de vento podem alcançar velocidades entre 70 e 290mph (112 a 466km/h). Isto simula vários tipos de chuva, gelo e outras condições que a aeronave pode encontrar.

AERONAVES REALIZAM TESTES CONTRA RAIOS PARA ENFRENTAREM MAU TEMPO
Em média as aeronaves comerciais são atingidas por raio uma ou duas vezes por ano. Enquanto a alta condutividade elétrica do alumínio pode dissipar rapidamente a eletricidade da estrutura da aeronave sem causar problemas, nem todos os aviões são feitos de metal. Para reduzir o peso e o consumo de combustível, é usado material mais leve, como a fibra de carbono que também possui menor condutividade elétrica.
Assim, para proteger estes materiais das quedas de raios, adiciona-se uma fina camada de malha metálica. Os painéis também são testados em relação à queda de raios para o melhor entendimento da reação dos diferentes materiais.
Fascinados por Transportes
Fonte: Traduzido e adaptado de Artemis Aerospace. Disponível em:
Assista o vídeo da Tempestade Eunice: https://www.youtube.com/watch?v=a704wbm82rM
Leia também:https://fascinadosportransportes.com.br/os-maiores-equivocos-sobre-as-aeronaves/
Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/pista-de-pouso-e-decolagem-e-o-vento/